sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Cinema Icaraí, preservar é preciso!



POR UM ESPAÇO PÚBLICO DE CULTURA


O vereador Renatinho (PSOL) - que desde 2005 luta junto com outros setores organizados de Niterói pelo tombamento definitivo do prédio onde funcionou o Cinema Icaraí -  continuará vigilante no desenrolar da possibilidade de o espaço ser desapropriado e transformado em um Centro Cultural. No local, a Universidade Federal Fluminense já anunciou que abrigará a Orquestra Sinfônica Nacional da UFF, no entanto, a luta continua para que o Centro Cultural, que deverá ser multiuso, abrigue também sala de cinema, trazendo de volta para a população o tradicional Cine Icaraí.

Tombamento -  O Cinema Icaraí foi tombado Patrimônio Cultural do Estado do Rio de Janeiro em 26 de novembro de 2008, através do Projeto de Lei nº 583/2007, de autoria do Deputado Marcelo Freixo/ PSOL,  por ato do Governo Estadual, através do INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Artístico e Cultural), atendendo a solicitação do IAB/RJ  Núcleo do Leste Metropolitano sensibilizado pelo Movimento dos moradores da cidade em defesa da manutenção do cinema, iniciado no ano de 2006. Neste ano o cinema foi fechado e negociado com uma empresa do mercado imobiliário de Niterói, que intencionava construir em seu lugar um empreendimento imobiliário com shopping nos andares inferiores e prédio de quatorze andares em seu interior, mantendo exclusivamente, como reminiscência, a fachada do Cinema voltada para a Praia de Icaraí. A luta pelo tombamento, abraçada pelos mandatos do PSOL - vereador Renatinho, deputado estadual Marcelo Freixo, deputado federal Chico Alencar e  pelo companheiro e presidente do PSOL, Paulo Eduardo, que  continuarão lutando incessantemente para que sejam respeitadas a memória e a cultura da população de Niterói.

  Porém o ato de Tombamento Estadual, não está sendo suficiente para resguardar o Cinema do desejo do capital imobiliário de transformar todas as construções da Cidade em edificações que retirem a máxima rentabilidade da multiplicação do solo urbano, desconsiderando valores culturais e referências históricas da população.

No último dia 30 de setembro, o promotor de Justiça de Tutela Coletiva de Niterói, Luciano Mattos, requereu, em Ação Civil Pública à 1ª Vara Cível de Niterói, que a proprietária do imóvel fosse obrigada a preservar e reparar os danos causados ao bem. Caso a Justiça acolha a ação, a empresa terá prazo de 90 dias para promover os reparos.

A desapropriação, agora anunciada pelo Ministério da Educação, tem tudo para ser o principal passo nesta grande caminhada da luta de todos os movimentos sociais da cidade que se uniram ao longo dos anos em torno desta bandeira. Tornar o prédio tombado e público, afastando de vez a especulação imobiliária, já é uma vitória. Cabe agora a todos nós acompanharmos a destinação que será dada ao espaço para que fique garantida a implantação do Centro Cultural Multiuso com a volta definitiva do Cine Icaraí!

              “Como diz o ditado: Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura!” Estou na luta pelo tombamento definitivo do imóvel há anos. Por isso, com a notícia de que enfim o prédio será desapropriado, afirmo que nossa luta, como a dos vários setores da população, não foi em vão!”,  
diz  Renatinho/ PSOL, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores.


Conheça o Projeto de Lei do deputado Marcelo Freixo para o tombamento do Cinema Icaraí, acesse no link abaixo:
http://www.marcelofreixo.com.br/site/acaoORIG.php?page=alerj&id=14

Nenhum comentário:

Postar um comentário