terça-feira, 1 de novembro de 2011

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE VIA 100 LEVA QUASE 200 ESTUDANTES PARA A FACULDADE DE ENGENHARIA DA UFF!

Estudantes presidem a audiência e recebem o Reitor 
            Ontem foi realizada a audiência pública prometida pelo Reitor aos estudantes da UFF durante a ocupação da reitoria em setembro desse ano. O Reitor assinou um documento se comprometendo com diversas pautas encaminhadas pelos estudantes, entre elas a suspensão das obras das Vias 100 e Orla para que fosse feita uma ampla consulta à comunidade acadêmica e à população de Niterói.

            Durante a audiência pública esta e outras demandas foram cobradas pelos estudantes, entre elas a ampliação da moradia estudantil e dos bandejões. O Vereador Renatinho (PSOL), único parlamentar presente na audiência, também cobrou do Reitor um posicionamento definitivo sobre as Vias 100 e Orla. Frente a frente ao Reitor Roberto Salles, Renatinho afirmou:

            “Se o reitor afirma que a Prefeitura coloca a criação da Via Orla como critério para a construção dos prédios de expansão da UFF e ele diz que não concorda com isso, então cabe a ele questionar junto conosco a necessidade destas vias. Na verdade Roberto Salles é aliado de Jorge Roberto e Sergio Cabral, por isso ele abre mão de bater de frente com esses governos que querem atacar os estudantes e a cidade.”, disse Renatinho, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Niterói.

Durante a ocupação os estudantes levaram bonecos de Jorge Roberto e Roberto Salles 
           Após a fala de Renatinho, o Reitor surpreendentemente afirmou: "Jamais votei em Jorge Roberto e seguirei não votando nele.". A resposta do Reitor foi questionada pelos estudantes, que o vaiaram, tendo em vista que por diversas vezes o Reitor foi visto realizando atividades em parceria com o Prefeito, inclusive em momentos pré-eleitorais. Um dos momentos mais marcantes foi exatamente a entrevista coletiva de Jorge Roberto, após a tragédia sócio-ambiental do Morro do Bumba, feita na UFF, onde o Reitor anunciou apoio à nascida e já extinta, Geonit e inclusive questionou estudos técnicos de professores da Universidade que já apontavam antecipadamente os riscos das encostas da cidade. (Relembrem:
Vereador Renatinho (PSOL) presente à audiência fez uma fala cobrando um posicionamento do Reitor
            A falta de transparência sobre o projeto que envolve a possível construção da Via 100 e Via Orla preocupa a comunidade acadêmica da UFF, professores, funcionários e estudantes, os moradores do bairro e a todos cidadãos de Niterói. Nesse sentido, o Conselho Comunitário da Orla da Baia (CCOB), a Associação de Moradores do Gragoatá, a Associação de Docentes da Universidade Federal Fluminense (ADUFF), o Sindicato dos Funcionários da Universidade Federal Fluminense (SINTUFF), o Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal Fluminense (DCE/UFF) solicitaram maiores informações à Prefeitura. O Vereador Renatinho (PSOL) elaborou requerimento à Prefeitura Municipal de Niterói pedindo cópia integral do projeto da Via 100 e da Via Orla mas a mesa diretora da Casa ainda não colocou o pedido em votação. Para Renatinho, com base no Estatuto das Cidades, a Prefeitura ainda precisa realizar uma audiência pública e a Câmara também pretende cumprir com uma etapa desta consulta popular. Até que isso seja feito, nenhuma obra poderá ser iniciada. "Seguiremos denunciando e lutando!", completou Renatinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário