sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Dia da Consciência Negra é comemorado no Quilombo do Grotão










Em Niterói, a semana da Consciência Negra - Zumbi, tem um toque muito especial na comemoração que tradicionalmente ocorre no Quilombo do Grotão, sede da ACOTEM - Associação das Comunidades Tradicionais do Engenho do Mato.

O Quilombo do Grotão está localizado na Serra da Tiririca e fica no sítio Manoel Bonfim, onde uma grande família de sitiantes negros e negras há décadas resiste à especulação imobiliária e às opressões do Estado. Estado este, que infelizmente em vários momentos ainda tenta absurdamente discutir a retirada de comunidades tradicionais dos locais onde sempre viveram e onde foram e continuam sendo os principais responsáveis pela preservação do meio ambiente.
O Quilombo do Grotão é também sub sede da ASSET - Associação dos Sitiantes Tradicionais da Serra da Tiririca, que congrega todos os sitiantes tradicionais que lutam em defesa da Serra da Tiririca antes mesmo do local se tornar uma Unidade de Conservação. ASSET e ACOTEM seguem resistindo para permanecer nos seus sítios, lutando como fazem há décadas pela proteção daqueles locais.










Nenhum comentário:

Postar um comentário