sábado, 20 de novembro de 2010

PARQUE ESTADUAL DA SERRA DA TIRIRICA COMPLETA 19 ANOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS SEGUEM NA LUTA!


 O Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET), localizado na divisa de Niterói e Maricá, sempre foi uma importante área de proteção ao meio ambiente. A mata atlântica local, que já serviu inclusive de inspiração para Charles Darwin que passou ali por volta do ano de 1832, sempre representou em enorme patrimônio para as duas cidades.
Durante estes 19 anos de existência do PESET diversas lutas ocorreram por ali, a principal delas e a mais difícil de todas, que continua a ocorrer nos dias de hoje, é a luta para travar o crescimento da especulação imobiliária. Desde sempre, sitiantes, caiçaras e descendentes de quilombolas, ali vivem resistindo à pressão da especulação imobiliária. A comunidade tradicional local é a principal responsável por séculos de preservação do meio ambiente local. Este resistência, que foi determinante para a preservação ambiental, determinou também o interesse de ambientalistas, que se uniram a alguns movimentos e comunidades locais para criar o Parque em 1991.
De lá pra cá a falta de informações prejudicou em muito as comunidades tradicionais, que foram a partir de então quase que completamente proibidas de exercerem suas atividade e costumes. No entanto estas comunidades surpreenderam a todos na defesa intransigente do meio ambiente e continuam sendo as maiores defensoras do Parque e de seus limites. Eles lutam pelo local que aprenderam a amar ao longo da vida e farão de tudo para ali permanecer.
Um recente exemplo da luta da comunidade tradicional junto com movimentos sociais como o CCRON e CCOB que trouxeram vitórias para o meio ambiente, foi a ampliação do Parque que possibilitou a entrada do entorno da Laguna de Itaipu nos limites deste. A resistência dos índios guaranis, que ali vivem para defender a memória de seu povo, registrada nos sambaquis, foi de fundamental importância para que as construtoras tenham sido derrotadas na sua tese de direito de propriedade sob o local. O INEA comprou a briga e derrotou as empresas no poder judiciário, com o apoio dos movimentos comunitários.
Cabe agora ao Estado trabalhar para que as comunidades não sejam mais importunadas e possam continuar a viver livremente, preservando o Parque e lutando para que aquela área seja cada vez mais valorizada, não monetariamente, mas por sua importância cultural e ambiental.
O Mandato do Vereador Renatinho estará presente nos festejos do PESET e na oportunidade fará uma homenagem a um grande companheiro que tanto ajudou a todos nestas lutas, o companheiro Omar Serrano de Abreu, que nos deixou neste ano de 2010. A família de Omar receberá das mãos de Renatinho a medalha João Batista Petersen, homenagem da Câmara Municipal a todos aqueles que se dedicaram a defesa do meio ambiente e aos direitos humanos. Nada mais justo, principalmente sabendo que Omar trabalhou junto com o ex-vereador Petersen, primeiro promotor de justiça a propor ações de defesa do meio ambiente, nas mais diversas lutas da cidade de Niterói.
Em mais este aniversário do PESET homenageamos também todos os lutadores que por aqui passaram e nos ajudaram nesta trajetória, em especial a todos os guerreiros das comunidades tradicionais locais: sitiantes da Serra da Tiririca e Quilombolas do Engenho do Mato, comunidade tradicional do Morro dos Andorinhas e da Duna Grande, pescadores artesanais da Praia de Itaipu e índios guaranis da aldeia Tekoa MBoy-Ty! A luta continua!


Nenhum comentário:

Postar um comentário