sábado, 20 de novembro de 2010

Dia 20 de novembro - Dia da Consciência Negra

ZUMBI – 2010
“temos o dever de denunciar e evitar que idéias nefastas ganhem corpo”

                                              por Marcos Gonçalves Ramalho


O monumento à Zumbi da praça Onze foi retirado pela Prefeitura para restauração.  No dia 17 de novembro,  foi recolocado e, após menos de 24 horas,  já estava todo pichado, demonstrando o grau de preconceito ainda existente no Brasil. Este fato, aparentemente corriqueiro,  nos leva a crer que o país  precisa se fortalecer muito, para que  demonstrativos de puro preconceito racial  deixem de ocorrer. O curioso é que não é só isso que está inundando a sociedade brasileira. Ainda impera no país a mania de que somos de classe privilegiada somente pela cor da pele, dando a impressão de que os brancos são melhores e mais humanos que outras raças. 
A igreja católica criou o mito do Deus branco ao apresentar JESUS CRISTO  como sendo branco, de olhos azuis e cabelos longos, quando já se sabe  que os povos do oriente  são de pele morena, queimada pelo sol escaldante da região.
Ao criar este ícone falso, criou também uma divisão absurda que atravessou os séculos, levando os povos a odiarem tudo que fuja aos padrões estipulados por uma classe dominante, criadora de um Jesus totalmente diferente do que ele  realmente era. Através dos séculos, muitos povos foram dizimados por conta dessa irresponsabilidade perpetrada lá nos primórdios do cristianismo. Após a queda do império romano, a Europa se viu dominada por reinos, reis, castas de novos senhores e por uma igreja que ditava as regras de comportamento, aniquilando todos os que não fizessem parte daquela nova ordem.   
A escravidão foi uma das piores criações dessa época, em que os povos europeus  dominadores do mundo  - principalmente no século 15 - invadiam a África em busca de negros, para serem escravizados no Novo Mundo, leia-se Américas. Por conta dos ensinamentos difundidos pela igreja católica romana, tratava-se o negro como ser inferior, mais semelhante a um animal que deveria ser chicoteado, acorrentado  nos navios negreiros, sendo arrancados da sua terra para servirem de escravos, humilhados, estuprados e assassinados caso não se submetessem. Existem vários exemplos, como o  da Argentina que mandava  os negros para lutarem na guerra do Paraguai,e serem exterminados.
No Brasil, tivemos vários exemplos de reações à escravidão. Vários quilombos  resistiram e lutavam, preferindo morrer do que continuar tratados como animais. Houve a abolição da escravidão em 1888, mas basta consultar a história  para  descobrir que, na verdade, o negro foi libertado, por conta da imposição da Inglaterra e dos Estados Unidos, devido à revolução industrial, sendo mais rentável ter os ex-libertos como mão de obra barata. Foram libertados, mas a estrutura social tratou  logo de mostrar quem era o dono da situação: o branco. Cem anos se passaram,  muitas conquistas foram conseguidas, mas essa estrutura de poder perversa ainda precisa compreender que Deus  não tem pátria, nem cor, nem sexo e a sociedade precisa crescer, pois  não é a cor da pele que avalia se o ser humano merece viver ou não, se merece estudar ou não. Trabalhar e receber salários dignos independente de religião, classe social ou gênero. Enfim, a luta continua.
O mundo evoluiu, os Estados Unidos possuem um presidente negro, o famigerado apartheid acabou, mas os povos precisam estar atentos, pois ainda existem  nefastos neonazistas insistindo na raça pura  branca. Os pichadores do monumento de Zumbi são dessa classe de pessoas e nós temos o dever de denunciar e evitar que idéias nefastas ganhem corpo.

Marcos Gonçalves Ramalho é Integrante do Conselho Político do Mandato do Vereador Renatinho - PSOL

siga o link para ver e ouvir Fela Kuti no clip ZOMBIE - Child Soldiers
http://www.youtube.com/watch?v=J9C-_FI1zC0



Zumbi


Outra cabeça se inclina humildemente...
Uma criança é lentamente tomada
E a violência causou tal silêncio
A quem estamos enganando?

Mas veja bem, não é comigo, não é a minha família
Na sua cabeça, na sua cabeça eles estão lutando
Com seus tanques e suas bombas
E seus ossos e suas armas
Na sua cabeça, na sua cabeça, eles estão chorando

Na sua cabeça, na sua cabeça
Zumbi, zumbi, zumbi hey, hey
O que há na sua cabeça? Na sua cabeça...
Zumbi, zumbi, zumbi?
Ei, ei, ei, oh, dou, dou, dou, dou, dou ...

Outra mãe está desmoronando
Seu coração é tomado
Quando a violência causa silêncio...
Nós devemos estar enganados

É o mesmo velho tema desde 1916
Na sua cabeça, na sua cabeça eles ainda estão lutando
Com seus tanques e bombas
E seus ossos e suas armas
Na sua cabeça, na sua cabeça, eles estão morrendo...

Na sua cabeça, na sua cabeça
Zumbi, zumbi, zumbi
Hey, hey. O que tem na sua cabeça
Na sua cabeça
Zumbi, zumbi, zumbi?
Hey, hey, hey, oh, oh, oh
Oh, oh, oh, oh, hey, oh, ya, ya-a...




Nenhum comentário:

Postar um comentário