sábado, 3 de julho de 2010

João Medeiros vai ao tribunal de Haia denunciar genocídio por omissão

O ex-subsecretário de Integração Comunitária, João Medeiros, ouvido na noite de 6ª feira por mais de sessenta pessoas no plenário da Câmara, declarou: “Tenho estudado e me informado. Vou encaminhar ao Tribunal de Haia uma denúncia de genocídio por omissão contra Jorge Roberto e Zeca Mocarzel”.

João Medeiros fez uso de microfone e de data show para mostrar os e-mails e relatórios com fotos, enviados ao secretário Mocarzel e ao prefeito Jorge Roberto, desde maio de 2009, onde denunciava e ressaltava os pontos críticos da cidade que, se atendidos, evitariam os deslizamentos das encostas e os desabamentos das casas que aconteceram durante as chuvas de abril de 2010, ocasionando mortes e desamparo a mais de centenas pessoas.

A reunião da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Niterói, presidida pelo vereador Renatinho (PSOL) foi impedida de deliberar pela ausência de quórum de seus membros, os vereadores Gallo (PDT) e Wilde Ricardo (PDT). Apenas o vereador Waldeck (PT) esteve presente, e junto com o Vereador Renatinho, ouviu as denúncias e o desabafo de João Medeiros.

As comunidades atingidas pelas enchentes, que estiveram presentes através das suas lideranças, puderam constatar, com muita tristeza e revolta, a omissão e negligência do prefeito, que não levou em consideração os relatórios e diagnósticos feitos pelo seu sub-secretário. Muitos identificaram nas fotos apresentadas, as suas casas, antes e depois dos desabamentos. Foi o caso de Silvia, moradora da Engenhoca, que com lágrima nos olhos perguntou ao ex-secretário e aos vereadores presentes: “ Será que eu ainda posso e devo acreditar que depois de tanto descaso vou ter a minha casa de volta? Os senhores acreditam que posso ter minha casa de volta? Essa nossa luta vai dar certo?”

O representante da Comunidade do Jacaré,  perguntou onde estavam os vereadores ausentes na casa, e declarou que: "Nossa  comunidade vai dar o troco nas próximas eleições. O prefeito e seus secretários podem gostar de gente de Icaraí, mas nós das comunidades somamos muito mais votos!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário