sexta-feira, 26 de março de 2010

MANDATO RENATINHO CONVOCA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE ACESSIBILIDADE

Acessibilidade é Direito Humano e deve ser garantido!













O mandato do Ver. Renatinho apresentou requerimento para a realização de Audiência Pública na Câmara Municipal de Niterói sobre a Acessibilidade e Direitos Humanos.

Apesar dos avanços na última década, o direito de ir e vir das pessoas – em especial os idosos e pessoas com deficiência – muitas vezes estão comprometidos. As dificuldades são muitas: Calçadas desniveladas e com buracos, falta de sinalização sonora, falta de piso táctil, passagens estreitas e com objetos dificultando ou impedindo o direito de ir e vir das pessoas, são algumas das barreiras que enfrentamos.

“Nessa audiência pública com a participação das autoridades municipais, faremos mais uma tentativa de sensibilizar e dialogar com poder público municipal e com representantes dos empresários ligados ao setor. Assim, esperamos equacionar o problema de locomoção dos nossos contribuintes”, diz o Ver. Renatinho - PSOL

A Audiência prevista para 10 de maio, às 18 horas, no Plenário da Câmara Municipal é aberta à participação de todos os cidadãos. Visando garantir os objetivos da Audiência - de esclarecer a população e cobrar medidas do Poder Público - foram convocadas diversas entidades, dentre as quais: o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência - COMPEDE, da Associação Fluminense de Amparo aos Cegos - AFAC, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE, da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos – APADA, da Associação Pestalozzi de Niterói, do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura - CREA, do Instituto de Arquitetos do Brasil Núcleo Leste Fluminense– IAB, da concessionária Terminal João Goulart – TERONI, do Ministério Público Estadual - MPERJ e do Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro - SETRERJ.

Apoiamos a colocação das esteiras nas praias. Porém, junto com uma grande campanha de conscientização para a retirada dos obstáculos que impedem o acesso. Continuaremos lutando e brigando por uma urbanização adequada que crie rampas e alargue as calçadas. Queremos que nossa cidade tenha acessibilidade de verdade. A colocação das esteiras e a chegada dos ônibus adaptados, sozinhos não garantem nada. Afinal, para chegar ao ponto de ônibus, temos um longo caminho a percorrer.

Lutamos, também,  pela adaptação  das Lan-Houses e Tele-Centros, com inclusão de DOS-VOX, um programa essencial para pessoas com deficiência visual.








Um comentário:

  1. É Direito Humano mesmo, e aqui na rua General Pereira da Silva E/F 76 - Existem dois ralos de captação de água pluvial, que há mais de 01 ano encontra-se danificado, já reclamado a PMN na oportunidade vieram até aqui, como pelo tardar da hora 23:45hs. ficaram de voltar no dia seguinte, e até hoje nada. Olha que fica próximo a esquina da Moreira Cesar, trecho que mão resiste a uma chuva mais forte, alaga de entrar água na garagem do Prédio. Com o IPTU nas alturas é BRINCADEIRA!

    ResponderExcluir