terça-feira, 9 de março de 2010

ATO EM DEFESA DA MATERNIDADE E DO HOSPITAL DA MULHER



















(clique na imagem para ampliar)

Movimentos convocam para atividade dia 10/03, 8 horas na frente ao Hospital Antônio Pedro e às 9 horas no pátio do Hospital Carlos Tortelly.

Com o lema “Dignidade para nascer; dignidade para viver!”, movimentos e mandatos parlamentares (Dep. Est. Marcelo Freixo - Psol e Ver. Renatinho-Psol) de Niterói organizam um ato na próxima quarta-feira em frente ao Hospital Antônio Pedro. Aproveitando o ensejo do Dia Internacional das Mulheres, as entidades reivindicam a construção do Hospital da Mulher em Niterói.

No último dia 23 de fevereiro, o Conselho Municipal de Saúde aprovou a construção de uma maternidade no 3º andar do CPN – Hospital Municipal Carlos Tortelly. O Secretário de Saúde de Niterói, Dr. Alkamir Issa, apresentou ao Conselho Municipal de Saúde um projeto de arquitetura, que segundo declaração do próprio secretário “já foi aprovado pelo prefeito Jorge Roberto”.

No entendimento dos que convocam o ato, o projeto trata-se de um “puxadinho” a ser construído no terceiro andar do Hospital Municipal Carlos Tortelli (antigo CPN) com intenção de abrigar a Maternidade Municipal Alzira Reis.

Fundada em 2004 e localizada em terreno da ASPERJ (Associação dos Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro), a Maternidade Alzira Reis teve sua fundação marcada por ser a principal reivindicação da 1ª Conferência Municipal de Saúde de Niterói (1989) - a construção de uma maternidade pública no município. Despejada judicialmente pela ASPERJ, desde 2009, pode ir parar no 3º andar do CPN, onde os elevadores não funcionam desde 2007.

A Maternidade foi tema de reportagens que mostram a falta de responsabilidade, ausência e descaso com a saúde promovida pelo governo, como a falta de higienização dos materiais e roupas; a poeira e o barulho da obra que está sendo feita nas paredes contíguas ao pré-parto; a falta de ventiladores e aparelhos de ar condicionado durante um verão de 40°; e principalmente o telhado de amianto que cobre toda estrutura da construção.

Preocupados com o destino dado pela atual gestão municipal, os Conselheiros chamados em cima da hora para reunião, que não foi divulgada como deveria dada sua importância, se indignaram com a proposta feita pelo secretário.

“Impossível crer numa gestão que não consegue consertar elevadores e tentam empurrar goela abaixo uma obra sem dar ouvidos e garantias à população. Isso é projeto de Maternidade para a população de Niterói, um “puxadinho” no CPN? Desabafa indignado o Presidente da Associação do Morro do Estado, Sr. Sebastião, conselheiro e funcionário no CPN há 28 anos.
“O Hospital Carlos Tortelli, com várias ações na justiça obrigando dar atendimentos que não estão sendo feitos por causa do sucateamento da unidade, vai agora virar Maternidade? Fala sério!” Diz uma funcionária, com receio de se identificar.

"O Conselho que tem como principal atribuição a fiscalização, aprovou uma obra sem apresentação de orçamento. O Vereador Felipe Peixoto - presidente da Comissão de Saúde da Câmara - que de início pareceu querer maiores explicações acabou votando na proposta do Secretário. Sugerindo, inclusive, que o Conselho se mantivesse firme na fiscalização da obra! Vai ter muito que explicar para a população de Niterói a sua atitude." Denunciou o assessor do Vereador Renatinho, Marcos Ramalho.

“Havia um consenso na proposta de construção do Hospital da Mulher, mas o secretário, Alkamir, diz que não tem dinheiro... Solicitei o orçamento da obra do “puxadinho” no CPN e da construção do Hospital para comparar e calcular o custo benefício para a população. Ele não apresentou! O Conselho votou sem tomar conhecimento do custo da obra! Deu um cheque em branco para a prefeitura! Denuncia a funcionária do HUAP e Coordenadora do SINTUFF, Ligia Antunes.

“Chamamos todas as mulheres de Niterói para defender o direito de uma Maternidade Segura. Para isso vamos nos mobilizar e “botar a boca no trombone” pela criação do Hospital da Mulher, no dia 10 de março, a partir das 8 horas, em frente ao Hospital Antonio Pedro em seguida, faremos um Ato no Hospital Carlos Tortelly (antigo CPN). Participe, venha com a gente!”

Ver. Renatinho- vice pres. da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Niterói

Nenhum comentário:

Postar um comentário