sexta-feira, 26 de março de 2010

FÓRUM SOCIAL URBANO




“A concentração de terra é garantida pela cerca de arame, a cerca do jagunço e pela cerca da Justiça brasileira.”, Plínio Arruda Sampaio.



Movimentos discutem a questão fundiária




A mesa composta por autoridades em questões fundiárias, Miguel Baldez, procurador de terras do RJ, Plínio Arruda Sampaio da ABRA – Associação Brasileira de Reforma Agrária, a professora Hermínia Maricato da USP, causou efeito ontem no FSU, quando Baldez, em discurso emocionado, diz ser um sem terra em nosso país.

Como um encontro muito rico, com diversas entidades políticas e representações populares, o fórum abre um novo espaço de embates no Rio de Janeiro: “O Fórum não é uma entidade, o Fórum é um encontro. Quem decide o que vai fazer ou não no futuro é cada entidade. O Fórum não irá centralizar os movimentos, mas ele pode criar condições para que esses movimentos trabalhem em conjunto”, declara Guilherme Soninho, um dos organizadores.

O Fórum Social Urbano já apresenta em seu blog (www.forumsocialurbano.wordpress.com) a Carta do Rio, documento que foi redigido por militantes e representantes de movimentos sociais com uma visão crítica acerca da cidade que pretendem construir. A criação do Dia Internacional de luta urbana, 25/03, foi aprovada. A plenária também se propõe a organização de uma segunda edição do Fórum Social Urbano, paralela ao próximo FUM da ONU. “A idéia é construir uma tradição deste Fórum, assim como o Fórum Social Mundial conseguiu estabelecer”, diz Soninho












DIREITO DA MULHERES

“Para mudarmos a forma de viver é preciso mudar a forma de nascer”
Michel Odent
(obstetra francês)




Parto, Nascimento Humanizado e Amamentação: Questões de direitos.

A mesa redonda organizada pela Rede MANHÃ – Movimento Ativo pelo Parto Humanizado e Amamentação – contou com a presença do Mandato do Vereador Renatinho, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Niterói.

“Trabalhamos com o conceito de cidadania a partir do nascimento e do papel da mulher como protagonista do seu parto”, diz Verônica, atual presidente da Rede.

Reunião para criação do Fórum Permanente Pela Saúde da Mulher
Dia 30 de março, às 16 horas
Local: Av. Amaral Peixoto, 625 - sala 68
Participe, venha com a gente!




Um comentário:

  1. Num País de dimensão Continental, ouvir falar em Reforma Agrária, soa mal! No século 19, D. Pedro II, já dava os primeiros passos para a ocupação dessa Nação Continente. Investimentos na Educação e Cultura foram MARCA do IMPERADOR. Comunicações também, buscando integrar para não entregar. Hoje em pleno século 21, o que vemos é um abandono total dos meios de transporte de massa, que fixa o homem ao campo, facilita o escoamento da produção a custo reduzido. Será que esta política interessa aos ENTREGUISTAS!

    ResponderExcluir