sexta-feira, 5 de julho de 2013

SAMBA E CHORO NO QUILOMBO DO GROTÃO COMUNIDADE RESISTE PROMOVENDO CULTURA EM NITERÓI


 Neste domingo, dia 07 de julho, será realizada mais uma roda de samba especial no Quilombo do Grotão. Desta vez quem comanda a roda são os sambistas do CHORO MALANDRO! Formado por Cacau (voz e cavaco), Wander (7 cordas), Thiago (bandolim), Declar (pandeiro e voz), Linho (tan-tan), Fabinho (surdo) o grupo tem um repertorio de cantores consagrados e tradicionais do samba brasileiro, como: Roberto Ribeiro Marquinhos Satã, Noel Rosa, Cartola, João Nogueira, Nelson sargento, Chico Buarque, entre outros.

O Quilombo do Grotão é a sede de uma comunidade tradicional, remanescente de quilombolas, que historicamente vive na Serra da Tiririca e a cerca de 10 anos começou a promover atividades culturais para divulgar a cultura local e resistir contra as opressões do Estado e da especulação imobiliária que insistia na tentativa de descaracterizar aquele local.

"Meus antepassados chegaram aqui para trabalhar na antiga Fazenda Engenho do Mato. Com a criação do Parque Estadual da Serra da Tiririca pensamos que estaríamos protegidos, mas aconteceu ao contrário. A especulação imobiliária avançou ainda mais sobre as comunidades locais e o Estado perseguiu muitas comunidades tradicionais. A verdade é que se hoje esta área enorme continua preservada é graças a estas comunidades que, como nós e os pescadores do Morro das Andorinhas, lutaram por suas terras e preservaram o meio ambiente. Hoje nossa comunidade atua no Conselho do Parque para ajudar na conservação da Serra e estamos recebendo apoio das universidades públicas para sermos respeitados como comunidade tradicional.", disse Renatão do Quilombo, líder comunitário e presidente da ACOTEM - Associação da Comunidade Tradicional do Engenho do Mato.


Atualmente a comunidade serve uma deliciosa feijoada na lenha todos os finais de semana e feriados, feijoada esta que vem sendo inclusive objeto de estudos pela Universidade Federal Fluminense em virtude de seu sabor inigualável. Também ocorrem na comunidade semanalmente rodas de capoeira gratuitas para alunos de escolas públicas e há o resgate de atividades como o jongo e o artesanato local. 

Mais informações sobre a comunidade em: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário