sexta-feira, 26 de julho de 2013

QUILOMBO DO GROTÃO RECEBE ZÉ KATIMBA NESTE SÁBADO!


O Samba da Comunidade é uma atividade cultural do Quilombo do Grotão que acontece todo último sábado do mês. O evento traz sempre uma bandeira de luta e além da música e da feijoada da melhor qualidade busca conscientizar a população sobre algum tema considerado importante pela comunidade.



 “Já queríamos ter feito esta homenagem ao Zé Katimba há mais tempo, mas com a agenda corrida dele só agora foi possível. O Zé tem tudo a ver com a nossa comunidade, a maioria de suas letras exaltam a luta e a cultura do povo. Ele é um grande defensor do samba e é um dos responsáveis por Niterói ter uma agenda tão forte neste ramo de manifestação cultural.”, disse Renatão do Quilombo, liderança comunitária do Quilombo do Grotão e presidente da Associação da Comunidade Tradicional do Engenho do Mato.

O cantor e compositor receberá na oportunidade o Diploma Manoel Bonfim, que leva o nome do fundador daquela comunidade e é concedido pelo Quilombo do Grotão a todos aqueles que atuam de alguma forma junto das comunidades tradicionais locais para a defesa do meio ambiente e da cultura popular. Segundo Renatão, a comunidade, que é descendente de quilombolas e mantém uma reconhecida resistência cultural na cidade, inclusive em defesa da Serra da Tiririca, escolheu a música “Bandeira da Fé” como título do evento porque se identifica muito com a letra feita por Zé Katimba em parceria com Martinho da Vila, que fala entre outras coisas que é importante sempre lutar com muita garra por direitos, mas ao mesmo tempo deve-se viver com alegria e amor.

Siga o link para ver e ouvir: 


Zé Katimba é originário de João Pessoa/PB e veio para o Rio de Janeiro com 10 anos de idade tendo ido morar no Morro do Adeus, em Bonsucesso. Com apenas 16 anos participou da fundação da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense. Em 1972, o sucesso de "Martim Cererê" fez com que Zé Katimba virasse personagem da novela "Bandeira 2", da Rede Globo, escrita por Dias Gomes, com Grande Otelo fazendo o papel do sambista. É considerado um dos pais do samba-enredo moderno. Zé Katimba hoje adotou Niterói como sua cidade e vem atuando em defesa da cultura do nosso município há vários anos. Participou da primeira Conferência de Cultura da cidade e sempre foi um defensor do samba e da cultura negra em geral.


Feira de Artesanato do Quilombo do Grotão: *Em todas as edições do Samba da Comunidade, é realizada a feira de artesanato local, com peças das comunidades tradicionais de Niterói e de parceiros de outras comunidades da cidade. Esta Feira de Artesanato, além de buscar geração de renda para as comunidades, trabalhando com princípios de economia solidária, busca também a valorização dos artesãos locais e da cultura dos povos tradicionais da cidade.

Dia: 27/07  -  Sábado a partir das 13 horas;

Local: Quilombo do Grotão, Rua 41, Engenho do Mato, Serra da Tiririca,

Niterói/ RJ.

Feijoada: 10,00 (prato) – sem cobrança de couvert artístico.


Contatos: 2709-5577 e informações:  www.facebook.com/Quilombo.Grotao

Nenhum comentário:

Postar um comentário