sexta-feira, 5 de julho de 2013

O MARACA É NOSSO QUANDO O POVO LUTA!


Neste último domingo (30/6) aconteceu mais uma demonstração de poder popular. Milhares de pessoas se reuniram próximas ao Maracanã, questionando os rumos privatistas e conservadores do país. O ato foi organizado pelo Comitê Popular da Copa e Olimpíadas do Rio, que acabou se somando aos manifestantes que já vinham se mobilizando no último período. A pauta apresentada foi extensa: pelo fim da privatização do Maracanã, mais verbas para a educação e saúde, passe-livre, repúdio a homofobia e moralização das contas da Copa e o fim dos desalojamentos de famílias foram algumas das bandeiras do movimento.

A mídia continua tentando confundir as pessoas, dizendo que o ato é menor do que realmente é e afirmando que a pauta do movimento se reduz à corrupção. No entanto, o movimento tem mostrado o seu vigor com uma amplitude de demandas que só exalta a revolta da população diante da agenda política do PT e seus aliados.

Durante a festa de fechamento da Copa das Confederações manifestantes mostraram a indignação da população com duas faixas em pleno Maracanã: uma com os dizeres “Ser gay é Mara... aberração é o preconceito” e outra dizendo “Imediata Anulação da Privatização do Maracanã”.

A insatisfação popular é crescente. Cabe a nós aprofundar a construção de um programa político consequente, além de aprimorar a organização política das manifestações. As plenárias populares locais podem ser um instrumento fundamental para este rico processo democrático, no qual poderemos debater e formular nossas demandas e formas de organização. Ainda há muito que avançar, mas, sem dúvidas, estamos diante de um momento histórico de revigoramento das lutas sociais, que temos que disputar a todo custo contra as difamações da mídia empresarial.


Os meios de comunicação, com a vitória da seleção brasileira, buscaram desvirtuar o clima de insatisfação popular, para um patriotismo oportunista, que busca apagar as motivações reais que levaram as pessoas as ruas. É importante, portanto, aprimorar os mecanismos de informação e comunicação, de modo que possamos apresentar para a sociedade a versão do povo sobre o que de fato está acontecendo. A seleção brasileira venceu a final, mas o povo só vai ganhar de fato quando nossas mobilizações avançarem para conquistas de direitos sociais, como aconteceu com a diminuição da tarifa de transportes. Não vamos parar!


Veja e "curta" o link abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário