segunda-feira, 1 de outubro de 2012

COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS COBRA EXPLICAÇÕES DO HOSPITAL ICARAÍ SOBRE MORTE DE ADOLESCENTE!



        Diante da morte trágica, amplamente noticiada pela imprensa, da adolescente Anna Carolina Veiga Martins, de 14 anos, após realizar uma cirurgia para retirada de um cisto no ovário, a Comissão de Direitos Humanos, presidida pelo Vereador Renatinho (PSOL) irá solicitar informações à direção do Hospital sobre o fato.

 Ressaltamos que a Comissão de Direitos Humanos da Câmara é um órgão técnico, composto por cinco vereadores e que, além do objetivo legislativo, também promove estudos e investigações de assuntos de interesse da municipalidade.

               Diante das desconfianças da família e das solicitações de apuração que chegaram até a Comissão, Renatinho solicitou que a direção do Hospital nos encaminhe explicações quanto aos fatos relatados pela imprensa de que a cirurgia estava prevista para 30 minutos e terminou levando cerca de duas horas, de que a família não tinha conhecimento da anestesia geral que a adolescente teria sido submetida, de que a menor  começou a emitir barulhos vindos dos pulmões, expelir secreção, com vestígios de sangue, com significativa piora da falta de ar já antes relatada aos enfermeiros e de que os médicos só teriam sido chamados ao local por volta das 06 h quando a jovem já estava em vias de ter a primeira parada cardíaca.

            “Tais fatos nos levam a crer que pode ter ocorrido negligência no atendimento, o que nos leva a solicitar tais esclarecimentos tendo em vista nosso papel fiscalizador em defesa da qualidade de vida e do respeito aos direitos humanos da população de Niterói.”, afirmou o vereador Renatinho (PSOL), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal.

                  “A privatização da saúde não garante um bom atendimento, já que a saúde, tratada como mercadoria, só visa o lucro. Os hospitais estão se apresentando como hotéis cinco estrelas – e quem disse que precisamos de hotelaria quando estamos doentes? Os baixos salários, a extensa carga horária de trabalho, o excesso de plantões  e a falta de garantias trabalhistas – em muitos casos profissionais contratados sem garantia nenhuma – recebendo por plantão são a causa de "acidentes" não explicáveis!  Os hospitais fazem com que os profissionais da saúde não estabeleçam vínculo nenhum e portanto nenhuma responsabilidade.” diz Renatinho  (PSOL).

Nenhum comentário:

Postar um comentário