segunda-feira, 1 de outubro de 2012

26 de setembro - DIA NACIONAL DO SURDO


Mãos que falam - Linguagem em Libras (
Como presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores, eu destaco a importância de neste dia em que a Comunidade Surda Brasileira celebra o Dia Nacional do Surdo (26/09), quando, fazermos uma profunda reflexão. Faltam políticas para garantir aos deficientes auditivos acessos à cultura, educação, trabalho e diversão.

Em 2011, eu apresentei Projeto de Lei (193), que obrigava os cinemas a reservarem uma sessão mensal com interpretação em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), legenda e áudio-descrição. A Câmara de Vereadores ainda não encaminhou o projeto ao plenário para votação.

Nesta importante data são relembradas as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania. A Federação Mundial dos Surdos já celebra o Dia do Surdo internacionalmente a cada 30 de setembro.

No Brasil, o dia 26 de setembro é celebrado devido ao fato desta data lembrar a inauguração da primeira escola para Surdos no país em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos. (Fonte: Cartilha FENEIS). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário