segunda-feira, 1 de outubro de 2012

RESERVA ECOLÓGICA DARCY RIBEIRO Patrimônio Natural de Niterói

RESERVA ECOLÓGICA DARCY RIBEIRO   Patrimônio Natural de Niterói
Laura França

A Reserva Ecológica Darcy Ribeiro engloba cerca de 10% do município de Niterói, visando preservar remanescentes de Mata Atlântica, mas, desde sua criação em 1997, continua sem demarcação, sem equipe, sem estrutura de gestão. A solução seria sua anexação ao Parque Estadual da Serra da Tiririca, por decreto do governador, conforme a proposta apresentada pelo INEA(30/8) em consulta pública? A administração municipal se declara incompetente para a gestão das Unidades de Conservação? Se todos os candidatos a prefeito se apresentam como alternativa de mudança, ainda assim seria preciso abrir mão da autonomia municipal?

FATO NOVO I:

Em debate com os candidatos a prefeito de Niterói, promovido pelo portal G1/TV globo – sábado - 29/9 – Flávio Serafini, do PSOL, foi o único candidato a não abrir mão da Reserva Ecológica Darcy Ribeiro, destacando que a prefeitura precisa ser eficiente na gestão dos seus recursos naturais, garantindo assim a conservação de seus ativos ambientais, além de manter sua autonomia municipal. Flávio Serafini tem moral para enfrentar a especulação imobiliária!


Rodrigo Neves, Felipe Peixoto e Sérgio Zveiter disseram sim à transferência da Reserva Darcy Ribeiro para a gestão estadual, sendo anexada ao Parque Estadual da Serra da Tiririca, por decreto do governador, admitindo a perda da autonomia municipal na gestão dos remanescentes florestais de Niterói.


FATO NOVO II:

O programa do candidato do PT (12/9), Rodrigo Neves, apresentou seu vice, Axel Grael, visitando uma área da Reserva Darcy Ribeiro, no morro do Cantagalo, com destaque para o abandono da unidade de conservação pela prefeitura e consequente degradação (carcaças de carros roubados na mata, lixo...). Nesse cenário ele afirma: "com Rodrigo Neves faremos a demarcação do parque, teremos equipe e centro de visitantes..." - Ele nem sequer citou o projeto de anexação ao Parque Estadual da Serra da Tiririca apresentado na consulta pública realizada pelo INEA, em 30/8, no Colégio Itapuca.

Essa posição do Axel/Rodrigo/PT difere da apresentação do INEA e também daquela anunciada pelo Minc/PT no Globo Niterói - 2/9/12: "anexação da Reserva Darcy Ribeiro ao Parque Estadual da Serra da Tiririca, ainda este ano, por decreto do governador".

Qual versão do PT é a verdadeira?

Saiba mais:

 Vídeo -  Flávio Serafini e o Meio Ambiente:

Nenhum comentário:

Postar um comentário