terça-feira, 2 de outubro de 2012

Encontro político no Engenho do Mato - Cidadania a pleno vapor!

Moradores e amigos do Engenho do Mato organizaram no sábado - 29/09 - um encontro político para receber o vereador e candidato Renatinho 50.123 (PSOL). 
Muita coisa para falar e discutir,  principalmente durante o período eleitoral, quando vários candidatos aparecem jurando serem a melhor alternativa, prometendo o céu na terra.

       O vereador explicou aos jovens as atribuições do parlamentar. Como são distribuídas as comissões, como são feitos e encaminhados os trabalhos, as audiências, o plenário e a importância da participação da população. 
       "O voto é um ato no exercício da cidadania e um instrumento no exercício da democracia, mas não é o único!"
     Através do voto exercemos a democracia representativa - quando elegemos um representante para legislar; propor novas leis e fazer emendas nas leis existentes;  aprovar ou não os projetos; fiscalizar as ações e verbas do executivo, e dos pares, em acordo com o desejo e necessidades da população.  Em Niterói não tem sido assim! Os vereadores e prefeitos eleitos com dinheiro das empreiteiras, especulação imobiliária, empresas de ônibus, barcas, etc..., se rendem às necessidades e interesses desses grupos que os elegeram. Essa cidade, Niterói, tem um orçamento de 01 bilhão e 500 mil e sua população não tem a qualidade de vida que merece! Pagamos um IPTU caríssimo, o mais alto do país ,  e não temos os serviços necessários!

              "Temos que iniciar um processo de  DEMOCRACIA DIRETA, onde os eleitores elejam suas prioridades e junto com seu representante ou não - encaminhem suas propostas, seja através de emendas populares ou denúncias via Ministério público e mídia.", disse Renatinho, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara. 


Durante a conversa surgiram as demandas urgentes do bairro, da cidade, e junto com elas, a angústia pela falta de transparência nas ações da prefeitura.

       
      "A "Águas de Niterói" está fazendo a canalização do esgoto em várias ruas do bairro. Mas, não temos certeza da capacidade da estação de tratamento da RO. Estamos temendo que mais esgoto seja despejado na Lagoa através do rio João Mendes", declara Alexandre, morador da Rua 13.




        "Sou pedreiro, moro no final da rua Pau Brasil - minha casa fica a 2.500 metros da praça - não sei como vou fazer para levar minha filha, Natália, com seis anos de idade, para estudar em Itaipu - única vaga escolar que conseguimos pra ela. Vamos ter que escolher, minha esposa e eu, entre trabalhar ou levar e buscar nossa filha na escola." reclama Edson, morador do Engenho do Mato há mais de vinte anos. 

             
Ave encontrada que está sendo cuidada
        "Não temos coleta de lixo em todas as ruas do bairro. O caminhão de lixo só passa na rua S. Sebastião - nas ruas paralelas e transversais - um funcionário recolhe com carrinho de mão e coloca na esquina para o caminhão pegar. Nesse intervalo entre o recolhimento e a chegada do caminhão, os cachorros e os cavalos reviram os sacos e espalham o lixo, de todo tipo de material, pela rua. As crianças daqui estão "aprendendo" a conviver com o lixo - brincam do lado do lixo, caminham do lado do lixo, pisam no lixo, como se não houvesse nada ali. Isso é educação?" , pergunta Francisca, moradora da rua 18, há 15 anos. 


         "Estão prometendo novamente o asfalto - todo candidato que entra aqui, da pracinha pra cá, vem com essa história: - Dessa vez o asfalto chega na rua S. Sebastião!
Nós, os moradores, desejamos sim, que seja feita a pavimentação da rua, sem isso está ficando impossível viver aqui! Mas, quem disse que o asfalto é a melhor opção!" fala Frederico, jovem de 19 anos, morador da rua 13 há 6 anos.
             
     "Construímos nossa casa há dois anos e optamos por fazer, em vez de sumidouro, um biodigestor simples. São duas bombonas e três pequenos canteiros com lírios e bananeiras, que geram matéria orgânica rapidamente e não poluem o lençol freático!", conta Carlos que é biólogo, se propondo a organizar uma cartilha explicando todo o processo e como se faz um biodigestor.


      "A secretaria de zoonoses do município não existe! Denunciamos o abandono de animais, cães, gatos, cavalos, vacas e bezerros nas ruas do bairro, ninguém recolhe ou fiscaliza nada! Nem o telefone da secretaria atende! Tenho duas amigas e juntas, com ajuda de um amigo veterinário, estamos cuidando de diversos animais abandonados. Recolhemos em casa os mais maltratados, que precisam urgente de uma intervenção com remédios e curativos. Os outros animais, que vivem perambulando por ai, nós vermifugamos, vacinamos e muitas vezes alimentamos. Renatinho, nós somos suas eleitoras e principalmente suas parceiras na luta em defesa dos animais! Queremos lutar com você pelo serviço público de atendimento e castração. Ser protetora é difícil e custoso. Para encaminhar para a Feira de Adoção é necessário vermifugar e vacinar os filhotes, já os adultos temos que castrar, só assim as pessoas se propõem adotá-los! Escreve aí, Bia, EM DEFESA DOS ANIMAIS, VOTE RENATINHO 50.123!", declara Nídia, moradora da rua 17 há 6 anos.
Nídia disse mais: "RENATINHO VEREADOR 50.123 E FLÁVIO PREFEITO 50! e foi seguida por todos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário