sexta-feira, 2 de setembro de 2011

REITORIA DA UFF CONTINUA OCUPADA: ESTUDANTES APRESENTAM PAUTA DE REIVINDICAÇÃO!

Movimento estudantil da UFF no momento da entrada na Reitoria
Liderados pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), alunos da Universidade Federal Fluminense (UFF) permanecem acampados na Reitoria da Universidade, que fica na Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, em Niterói. Desde a manhã do dia 31/08, cerca de 400 alunos da UFF ocuparam politicamente – de maneira pacífica – o hall do prédio e entrada da sala do reitor, Roberto Salles, que fica no 7º andar da Reitoria.

Ao contrário do que diz a nota oficial divulgada pelo reitor, mais uma vez o Conselho Universitário (CUV) foi suspenso por falta de quórum - devido à ausência dos conselheiros que apoiam a reitoria. Então, os estudantes saíram de lá em passeata direto para a reitoria. Ontem (01-09), a direção da UFF não permitiu a entrada de funcionários na Reitoria, cortou o fornecimento de água e a luz do edifício. Entre os principais pontos da pauta dos estudantes, os alunos não aceitam a construção das vias “100” e “Orla”. A obra é da Prefeitura, mas teve a autorização do reitor da UFF.

População da cidade já vinha se manifestando contra a construção das Vias.
As vias irão passar pela UFF, inclusive onde funciona a creche dos funcionários da universidade e onde está instalada uma comunidade de moradores. Os manifestantes também não aceitam as últimas medidas tomadas pela direção da UFF que permitiu o inicio das obras sem que o projeto fosse acatado pelo Conselho Universitário.

"Espero que a Reitoria receba os estudantes e não haja mais nenhum problema. O Reitor desrespeitou toda a comunidade acadêmica ao permitir o inicio das obras sem que o Conselho Universitário aprovasse o projeto. A Prefeitura está também desrespeitando a população porque não realizou sequer uma audiência pública sobre o tema. Tenho um Requerimento de Informações que não foi respondido até hoje. Ou seja, de acordo com o Estatuto das Cidades a obra não poderia nem ter sido iniciada! Independente de qualquer coisa, com o pouco que foi divulgado sobre o projeto, já posso dizer que sou contra a construção da Via Orla e Via 100.”, informou o Vereador Renatinho (PSOL), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal, que participou também recentemente de uma reunião promovida por moradores do Ingá onde estava presente o Presidente da EMUSA, Zeca Mocarzel. Renatinho questionou o “braço direito” de Jorge Roberto sobre a construção das Vias e mesmo sob pressão do vereador e da comunidade Mocarzel não apresentou nenhuma explicação coerente sobre a obra. A população do Ingá se colocou contra a realização da obra e vem realizando reuniões de forma a impedir que o bairro seja ainda mais impactado com a construção desta via.
Demonstração do "projeto" Via Orla e Via 100 passando por dentro da Concha Acústica e da UFF.
“Além destas vias não terem nenhuma influência sobre o trânsito da cidade, serem prejudiciais para a comunidade acadêmica e aparentemente servirem apenas para beneficiar a especulação imobiliária, em 2007 a população não deixou Godofredo acabar com a Concha Acústica e agora também não deixaremos que Jorge Roberto e Roberto Salles abram uma rua no meio deste único e último espaço público de lazer e esporte do Centro da cidade.", completou Renatinho.

A ocupação foi batizada como Ocupação Manuel Gutiérrez e Maria Cremilda, em uma dupla homenagem ao estudante chileno morto pela polícia de Piñera e à estudante da UFF Rio das Ostras que morreu atropelada em frente ao PURO na semana passada.. 

Pautas – Na pauta dos estudantes, pontos como a interrupção das obras da Via Orla e da Via 100, uma expansão que não seja precarizada, com mais professores, o cumprimento imediato do resultado do plebiscito que determinou a proibição dos cursos pagos. Além disso, pretendem chamar a atenção para pautas nacionais, como a defesa de 10% do PIB para a educação pública.

ACOMPANHE AS NOTÍCIAS SOBRE A OCUPAÇÃO E LEIAM A ÍNTEGRA DO DOCUMENTO DE REIVINDICAÇÕES ELABORADO PELOS ESTUDANTES DA UFF NO SITE DO DCE: http://dcelivreuff.wordpress.com/
Pauta de reivindicações: http://dcelivreuff.wordpress.com/2011/08/30/estudantes-retiram-estacas-de-obras-da-via-orla/

VEJAM AINDA FOTOS E VÍDEOS DA OCUPAÇÃO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário