![]() |
"JORGE ROBERTO QUER VENDER ATÉ A ALMA DOS NITEROIENSES!", comenta o vereador Renatinho(PSOL) |
Na última quarta-feira (28-09), o vereador Renatinho (PSOL) voltou a criticar a intenção do Governo Municipal de privatizar a administração dos cemitérios de Niterói. Desde a semana passada, tramita na Câmara de Vereadores mensagem Executiva tratando do assunto.
“Mais uma privatização do governo Jorge?! Depois do serviço de abastecimento de água e esgoto e do serviço de recolhimento de lixo, agora querem privatizar os cemitérios públicos. Votarei contra essa mensagem executiva”, afirmou Renatinho, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara.
![]() |
População de Niterói precisa de cemitérios públicos, gratuitos e de qualidade! |
A Lei Orgânica em seu artigo 348, estabelece hoje que os cemitérios do Município serão sempre administrados pela autoridade municipal. A Prefeitura agora pretende modificar este artigo, permitindo com que particulares possam, além de manter cemitérios próprios na cidade, como já ocorre, por exemplo, como o Parque da Colina, cuidar também dos cemitérios que são hoje públicos. O tema gera desconfiança da população. "O que vai acontecer é que a população mais pobre vai ter ainda menos espaço dentro dos cemitérios públicos e aqueles que puderem pagar pelo enterro e outras despesas vão ter prioridade. Isso é terrível, o povo não merece que até a morte vire um comércio em nossa cidade.", disse o cidadão David Villar, morador do Fonseca.
![]() |
Jorge Roberto abandonou os cemitérios propositalmente para buscar a privatização. |
“Esse é mais um direito público garantido à população, por lei, e que está sendo entregue à iniciativa privada. Assim como fizeram nos demais serviços, deixaram os cemitérios abandonados de propósito para agora justificarem uma privatização. Além disso, a mensagem do prefeito não traz nenhum anexo, não temos nenhuma prestação de contas do que é gasto atualmente e nenhuma previsão de quanto isso significará para os cofres públicos. É mais do que necessária a realização de uma audiência pública para ouvirmos a população, que é a mais interessada. Se deixarmos Jorge Roberto vai querer vender até a alma dos niteroienses.", disse o vereador Renatinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário