quinta-feira, 8 de setembro de 2011

07 de setembro de 2011: GRITO DOS EXCLUÍDOS DE NITERÓI MOBILIZA MAIS DE 200 PESSOAS E REALIZA PROTESTO EM FRENTE A CASA DO PREFEITO!

Militantes do PSOL Niterói abrem o Grito dos Excluídos.
O tradicional Grito dos Excluídos em Niterói, no “Dia da Independência” (7-09), reuniu diversos movimentos sociais da cidade, população em geral, desabrigados das chuvas de abril, moradores atingidos pela Via 100, servidores públicos municipais da educação – em greve há 40 dias –, estudantes, professores e técnicos administrativos da UFF, além de membros do PSOL e PSTU. O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, vereador Renatinho (PSOL), também participou do protesto.
 
Mais de 200 pessoas seguem pela Av. Amaral Peixoto
“De uma maneira pacífica, a manifestação buscou denunciar e travar um diálogo com as pessoas que estavam na Avenida Amaral Peixoto, no Centro, sobre os graves problemas do município. Todos frutos de deste governo omisso. Denunciamos todas as políticas antipopulares desta administração. Nós, do PSOL, cobramos do prefeito (Jorge Roberto) um encontro com os profissionais de educação, para atender as justas reivindicações da categoria”, destacou Renatinho. O Grito dos Excluídos é uma grande manifestação popular que ocorre em quase todo o país, para denunciar todas as situações de exclusão e propor as possíveis saídas e alternativas.
População protesta contra Jorge Roberto relembrando capa do "Jornal Extra"
 
Desde 1995, foi escolhido o dia 7 de setembro para as manifestações do Grito dos Excluídos. A idéia é aproveitar o “Dia da Independência” para mostrar que não basta uma independência politicamente formal. A verdadeira independência passa pela soberania popular. Um país soberano implementa políticas públicas de forma autônoma e livre, não sob o constrangimento da dívida externa, por exemplo.
Partidos de esquerda também estiveram presentes no ato

“O Grito dos Excluídos tem por objetivo demonstrar, nas ruas, que a população brasileira ainda precisa lutar muito em busca de uma verdadeira independência para o Brasil. Niterói fez sua parte neste dia 07 de setembro e foi às ruas logo após o desfile “oficial”, para demonstrar toda a indignação dos que aqui sofrem com o descaso dos governos.”, comentou o vereador Renatinho. 

Moradores protestam contra a Via 100 e Via Orla
O 07 de setembro em Niterói foi marcado em especial pelos protestos dos desabrigados da tragédia sócio-ambiental de abril de 2010, que até hoje se encontram sem casa e sem esperança. Diversos moradores que vivem em condições precárias no 3º B.I compareceram ao ato e denunciaram o descaso e as diversas tentativas de manipulação do governo Jorge Roberto.

Via 100 questionada pela população






Com faixas, cartazes, bandeiras e até uma maca com um boneco, que representava as vítimas dos desabamentos de abril de 2010 em Niterói, os manifestantes se concentraram ao lado do Palácio da Justiça. Eles não puderam ocupar a Praça da República, em frente à Câmara de Vereadores (onde foi instalado o palanque das autoridades), como é tradição na cidade. Um cartaz-panfleto, que reproduziu a capa do jornal “Extra” de 7 de abril deste ano, também foi distribuído pelos manifestantes.

Davi Villar, Azevedo e Mauricio: CCOB leva maca para relembrar tragédia do Bumba em 2010
O ato também teve como uma de suas principais bandeiras a luta em defesa da educação pública municipal. O Sindicato dos Profissionais da Educação (SEPE Niterói) que se encontra a quase 40 dias em greve na luta por melhorias na educação pública municipal esteve presente em busca de defesa de mais qualidade nas escolas, reposições salariais justas e diversos direitos garantidos na Lei Orgânica que simplesmente são ignorados por Jorge Roberto.
Profissionais da educação seguem em greve na luta por melhorias.
Os profissionais da educação pedem também transparência nas contas da Fundação Municipal de Educação e a abertura imediata de um diálogo com o Prefeito para que as pautas sejam oficialmente apresentadas.

Estudante e militante do PSOL, João Victor, apóia PL do
Mandato Renatinho que defende a educação pública.
Os estudantes da UFF que depois de uma ocupação política na Reitoria obtiveram um importante avanço na luta por mais democracia na universidade e na cidade, também protestaram. Os estudantes conseguiram um compromisso do Reitor de que pautas como a construção inexplicável da Via 100 e Via Orla fossem revistas. Eles estiveram presentes em busca de mais apoio social, inclusive para a audiência pública já marcada para o dia 05 de outubro.

Marta, desabrigada, luta por seus direitos
Neste mesmo sentido, os profissionais, técnicos administrativos e professores da UFF marcaram presença no Grito dos Excluídos. Representados pelo SINTUFF e pela ADUFF, desde o inicio do ano eles buscam negociar com o governo e agora se encontram em uma justa greve. 

Renatinho ao lado da juventude no ato









“Dentre outras questões, estamos no ato para novamente denunciar que o governo federal anuncia cortes de R$ 4 bilhões no orçamento da educação, também lutamos contra a privatização dos
hospitais universitários, como o HUAP.”, afirmou Pedro Rosa, coordenador geral do SINTUFF. Outro sindicato presente em defesa da saúde pública foi o SINDSPREV que dentre outras bandeiras alertou para a necessidade da população lutar contra o projeto de Sergio Cabral repassar a administração dos hospitais públicos para Organizações Sociais, o que representará a privatização da saúde.


Manifestação se dirige para a Boa Viagem e recebe apoio.

Toda a população de Niterói presente denunciou em especial os rumos que Jorge Roberto impõe à cidade de Niterói, priorizando as obras faraônicas do Caminho Niemeyer e não atendendo as demandas sociais e populares, como moradia, saúde e educação de qualidade.

Renatinho e Paulo Eduardo presentes na manifestação pacífica
com a participação de crianças e adolescentes.
As mais de 200 pessoas presentes ao ato caminharam da Avenida Amaral Peixoto até a Boa Viagem e terminaram a atividade em frente ao prédio onde Jorge Roberto tem uma de suas residências na cidade. Lá diversos cidadãos falaram no carro de som e apresentaram suas denúncias e reivindicações. A construção da Torre Panorâmica, a venda da CLIN e a tentativa de desabrigar a população do Sapê/Fazendinha foram muito criticadas por todos. Em meio às manifestações foi relembrado o samba que foi sucesso no último carnaval da cidade em que um dos versos diz: “O Prefeito sumiu desde abril, ninguém sabe, ninguém viu.” Palavras de ordem também foram entoadas enquanto diversos policiais armados cercavam o prédio do prefeito, apesar da manifestação pacífica.

Protesto segue até o prédio de Jorge Roberto

O que ficou marcado foi que a cidade de Niterói está mudando, está respirando novos ares e se cansou de tanta omissão e descaso com as principais e imediatas necessidades da população. O povo da cidade está indignado e a cada dia mais demonstra que não suportará mais nenhum governo que não tenha comprometimento com a ética, democracia, transparência e defesa dos interesses coletivos.



População se concentra na Boa Viagem, na frente de uma
das residências do Prefeito e pede: FORA JORGE!
Chega de benefícios para empreiteiras, empresários de ônibus, chega de milhares de cargos comissionados sugando o dinheiro público, chega de obras faraônicas e desperdício de verba pública...o que se pode ver nas ruas é que povo de Niterói já decidiu: CHEGA DE JORGE !!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário