Pescador Jairo Augusto mostra a rede repleta de lixo |
Neste sábado (17/09) é o dia mundial das limpeza de praias. Em Itaipu, os pescadores artesanais preparam um ato de protesto contra o despejo de resíduos feito a empresa Docas S/A. Eles pretendem mostrar para a população a grande quantidade de lixo que retiram diariamente do mar. Está sendo preparado também um abaixo-assinado contra o despejo de lixo e pela aprovação do Projeto de Lei 0263/2010, do Vereador Renatinho (PSOL) que pede o tombamento imaterial da pesca artesanal de Itaipu.
Os pescadores reclamam ainda que o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) se omite com relação ao despejo indiscriminado de lixo no local que é considerado zona de amortecimento da Serra da Tiririca:
Redes dos pescadores diariamente repletas de lixo trazido por Docas/SA |
O Vereador Renatinho (PSOL), que é autor do Projeto de Lei que requer o Tombamento Imaterial da pesca Artesanal de Itaipu, para considerar a atividade como patrimônio da cidade, vê a iniciativa de realizar o ato como de fundamental importância.
“A pesca artesanal de Itaipu precisa ser preservada! Sou contra o despejo de lixo de Docas e contra que os dejetos do COMPERJ sejam jogados na praia de Itaipuaçu, pois obviamente, se isso acontecer, além de o mar de Marica ficar poluído, a pesca de Itaipu será prejudicada. O Tombamento Imaterial precisa ser aprovado logo para que Itaipu mntenha suas características e a comunidade tradicional seja respeitada.”, disse Renatinho, que é presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Niterói.
http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/despejo-irregular-de-residuo-no-mar-afeta-area-preservada-em-niteroi-20101113.html
ResponderExcluir