quinta-feira, 29 de setembro de 2011

CULTURA DE NITERÓI ESTÁ DE LUTO! PERDEMOS EDMO RODRIGUES LUTTERBACH!

A cultura de Niterói está de luto. O presidente da Academia Fluminense de Letras (AFL), Edmo Rodrigues Lutterbach, de 79 anos, morreu nesta terça-feira (27-09), no Hospital de Clínicas de Niterói (HCN), no Centro da cidade. Ele estava internado na unidade desde o dia 23 deste mês. O escritor, que no dia 12 de outubro completaria 80 anos, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A Câmara Municipal dedicou um minuto de silêncio – antes do início da sessão ordinária desta quarta-feira (28-09) – a memória de Edmo Lutterbach. O pedido foi do vereador Renatinho (PSOL), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, que era amigo do escritor e de seus parentes.

Promotor público aposentado, Edmo Lutterback era um dos maiores estudiosos das publicações de Euclides da Cunha, inclusive, tendo morado por 3 anos na mesma fazenda onde viveu o escritor.

Na sua trajetória, Edmo Lutterbach publicou o livro “Euclides da Cunha”, com inúmeros ensaios sobre o escritor, nos anos 80 e republicou a obra em 2009. Residente no bairro de Icaraí, Edmo Lutterbach era solteiro e não tinha filhos.

Em entrevista ao jornal O Fluminense, o editor Luiz Erthal, que editou o livro de Edmo, falou sobre o escritor: “Ele se projetou como um dos maiores euclidinistas modernos. Deixou uma biblioteca de 40 mil volumes”.

O corpo de Edmo Lutterbach, que foi velado na Biblioteca Estadual de Niterói, foi enterrado em Macuco, Norte Fluminense, na tarde desta quarta-feira (28-09). Ainda nesta data, foi celebrada missa pelo escritor na Academia Fluminense de Letras.

Vida - Filho de Sebastião Henrique Lutterbach e Liberalina Rodrigues Lutterbach, Edmo nasceu na Fazenda Mont Vernon, em Cantagalo, Norte Fluminense, no dia 12 de outubro de 1931.
Antes de completar dois anos, ele foi com os pais para a Fazenda da Saudade, conhecidíssimo berço do autor de “Os Sertões”, Euclydes da Cunha, nascido em 20 de janeiro de 1866.
Formou-se advogado, promotor de justiça, juiz municipal, vereador, tendo presidido a Câmara Municipal de Cantagalo. Ele também foi secretário de Finanças e de Interior. Em 1954, trabalhando em instituição financeira, foi transferido para Niterói

Nenhum comentário:

Postar um comentário