segunda-feira, 11 de abril de 2011

MATÉRIA DO GLOBO NITERÓI ABORDOU A QUESTÃO DA FALTA DE DIÁLOGO DO PREFEITO COM OS VEREADORES

Matéria do Globo-Niterói de domingo (10/04), abordou a questão da falta de diálogo do Prefeito com os vereadores. O Vereador Renatinho foi procurado pelo jornal e se posicionou sobre o tema, apesar de não ter sua fala publicada.

Reproduzimos abaixo a fala do vereador Renatinho sobre a relação do Prefeito com a Câmara Municipal de Niterói:

"Os poderes legislativo e executivo devem ser independentes, mas a Câmara Municipal é hoje um órgão bajulador do Prefeito. O papel do vereador é legislar e fiscalizar, todos tem que ter a coragem de votar a favor das matérias que considerem boas para a cidade e votar contra o que considerar ruim. De 18 vereadores o Prefeito mantém 16 que o apóiam integralmente. Ainda que alguns vereadores da base do governo façam críticas pontuais, eles mantém aliados nomeados no poder executivo e esse tipo de relação garante comodidade ao Prefeito para aprovar o que quiser e não aprovar o que não quiser. Como, por exemplo, para não aprovar o pedido de abertura de CPI apresentada por mim, que necessita de 06 assinaturas e que só recebeu até hoje 02 assinaturas. Neste sentido, com esta comodidade garantida, o prefeito pouco se importa com o que está sendo debatido e não dá satisfação de nada aos vereadores. Exemplo dessa relação de quase desprezo que o Prefeito dá ao Legislativo é que na instalação do ano legislativo de 2011 quem veio se dirigir aos vereadores em nome do prefeito foi o senhor Gugu, o da ginástica para os idosos. Nada contra o Gugu, mas isso demonstra que o alto comando do governo não aparece para dar satisfação de nada a ninguém, sequer para os vereadores da base, quanto mais a mim e aos desabrigados.", disse o vereador Renatinho, do PSOL, único partido de oposição da cidade com representação na Câmara Municipal, que realizou audiência pública para debater as causas e consequências da tragédia de abril de 2010, convidou diversos membros do Poder Executivo, inclusive o Prefeito, e nenhum deles compareceu. 
"O prefeito deve estar mesmo em Miami, pois como todos dizem na cidade ele sumiu.", complementou o vereador.



DEPUTADA IMPEDIDA DE ENTRAR EM PRONTO SOCORRO DE SÃO GONÇALO


A Deputada Estadual Janira Rocha (PSOL), membro da Comissão de Saúde da Alerj, foi impedida de entrar no Pronto-Socorro de São Gonçalo, no bairro Zé Garoto. Indignada com os xingamentos e quase agressão dos seguranças do local, a parlamentar se encaminhou para a delegacia da área e registrou o fato na 74ª DP (Alcântara) como ameaça, calúnia, injúria, difamação e omissão de socorro contra pacientes. A presença da deputada foi soliciada através de denúncias do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde Trabalho e Previdência Social no Estado do Rio de Janeiro (Sindsprev-RJ), sobre omissão de socorro, mas inicialmente não teria se identificado, ficando apenas observando o serviço na sala de espera. Em seguida, Janira teria se apresentado como deputada, exigido falar com a direção e recebeu como resposta que para eles (os seguranças) ela era mais um "representante dos ladrões que estão na Alerj". Em seguida, os seguranças (seis) empurraram ela até a porta do Pronto Socorro Central, chegando a quase agredí-la fisicamente. A deputada confirmou que pedirá à presidência da Alerj para que convoque a prefeita Aparecida Panisset (PDT) e seu irmão Márcio (ex-secretário de Saúde do município) para prestarem esclarecimento no plenário.

- Um deputado que tem a missão de fiscalizar não pode ser impedido de entrar em qualquer lugar do Estado, muito menos na área de saúde!



Nenhum comentário:

Postar um comentário