domingo, 20 de março de 2011

RELATANDO A VERDADE DOS FATOS!

 Rio, sexta-feira, 18 de março de 2011


Relato a partir de agora, de forma sintética, os fatos ocorridos na dia de ontem aqui no Rio de Janeiro por conta de uma manifestação contra a presença de Obama no Brasil.

O ato foi convocado de maneira unitária por setores amplos da esquerda, em especial sindicatos como o Sindipetro-RJ, a CSP-Conlutas e o SINTUFF, além de forças e partidos políticos.

Historicamente nos concentramos na Candelária e marchamos para a Cinelândia. Já em nossa concentração percebemos um efetivo policial desproporcional, inclusive do BOPE, que nos impediu de pelo menos ligar o carro-de-som. Depois de mais de duas horas de negociação com a PM pudemos tomar a Avenida Rio Branco em direção a embaixada estado-unidense um pouco à frente da Cinelândia. Assim o fizemos, de forma pacífica, ordeira e democrática, sem o carro de som, mas com a força de nossas vozes em palavras de ordem.

Ao chegar em frente a embaixada paramos por não mais de 5 minutos, na forma de "microfone humano" ou "jogral" fizemos uma única fala em repúdio, de forma simbólica em frente ao prédio da embaixada. Infelizmente, essa fala não pôde ser concluída, pois de forma sorrateira, covarde e desnecessária a PM nos cercou com casssetetes, spray de pimenta, bombas de gás lacrimogênio e efeito moral e balas de borracha. Inclusive, um repórter da CBN foi atingido por uma bala.

Entretanto, isto não foi tudo. Após a dispersão da manifestação, iniciou-se uma caça aos militantes pelas ruas e vielas do centro do Rio. Quem estava com bandeira, adesivo ou panfleto em mãos era abordado, revistado e detido. Chega a 13 o número de presos no momento, inclusive um menor de idade estudante do Colégio Pedro II.

No momento, acaba de ser negado pedido de Hábeas Corpus para o menor que foi transferido para o Instituto Padre Severino e os outros foram transferidos para Bangú e Água Santa.

São presos políticos de Cabral e Dilma, à serviço de Obama. Vale ressaltar que dentre os presos políticos a maioria são do PSTU.

No vídeo que segue no final desta missiva, gravado por um militante na hora do ocorrido, fica claro e evidente que a versão da PM, de que nós atacamos um segurança da embaixada com coquetel molotov é falaciosa e ao mesmo tempo demonstra que nós é que fomos covardemente atacados.

Independentemente das opiniões políticas de cada um, sobre a vinda de Obama, sobre os Governos de Eduardo Paes, Sérgio Cabral e Dilma, o direito à livre manifestação é algo básico e sagrado que todos devemos defender!

Pedimos ampla divulgação nos meios de comunicação alternativos para nos contrapormos a versão oficiosa da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

Por fim, anunciamos que no dia de amanhã, domingo, faremos um ato ainda maior, mais representativo e mais pacífico para dizermos em alto e bom som que Obama é persona non grata no Brasil.

- Liberdade para os presos políticos!
- Liberdade de expressão e manifestação!
- Contra qualquer tipo de punição aos presos!

Marco Antônio Costa
Coletivo Estudantil Vamos à Luta!
PSOL
CST - Corrente Socialista dos Trabalhadores

clique no link abaixo e veja como tudo aconteceu:

Nenhum comentário:

Postar um comentário