sexta-feira, 15 de julho de 2011

REUNIÃO DO PLHIS DO LARGO DA BATALHA OU A BATALHA DA REUNIÃO DO PHLIS

Renatinho abre a quarta reunião do PLHIS- Plano Local de Habitação de Interesse Social defendendo o cuidado com o meio ambiente e o respeito aos moradores que venham a ser atingidos por quaisquer alterações urbanísticas. 


O evento foi realizado na Escola Estadual  Leopoldo Froes, no Maceió (Lgo. da Batalha). O vereador cobra, também, do secretário de Habitação Marcos Linhares a ocorrência de nova audiência pública em 29 de agosto, conforme havia sido combinado para tratar do projeto do Bairro Modelo, no Sapê.

Logo a seguir, Marcos Linhares confirmou, mais uma vez, a realização dessa nova audiência. O secretário fez a apresentação do PLHIS para os moradores dos bairros circunvizinhos e declarou enfaticamente que esse plano será eminentemente técnico, sem nenhuma injunção política. “Quando eu vier a me afastar dessa Secretaria de Habitação, quero ter orgulho do que a gente fez pra trás como técnico”, disse ele. Também fez questão de esclarecer o que estaria incluído no plano de habitação de interesse social:
- Prioridade para eliminação dos riscos nas áreas onde isso ocorra, sempre que possível tecnicamente;
- Caso haja necessidade, os moradores devem ser realocados em áreas próximas;
- Além da casa, propriamente dita, habitação envolve a disponibilidade de todos os serviços públicos para uma vida digna;
- Todos os diretamente interessados deverão ser ouvidos e levados em consideração, antes de qualquer intervenção urbanística.

Primeiro devemos observar o aspecto positivo do secretário estar assumindo, como suas, as principais preocupações e críticas do vereador Renatinho e da população em geral.
Por outro lado, nos preocupa a inverdade do PLHIS sem injunção política. Isso seria impossível, pois faz parte do projeto político do atual prefeito e não poderia deixar de refletir sua prioridade para a especulação imobiliária  e proprietários de linhas de ônibus, em detrimento da população de Niterói. A única convergência pode ser encontrada no marketing político – visando as próximas eleições – onde precisam ser abordados temas que interessem aos niteroienses, mesmo que sejam apenas promessas não realizadas.
Positivas também algumas mudanças na estratégia de convocação da população para as reuniões do PLHIS. Apesar ainda da falta de ampla divulgação com antecedência mínima de uma semana, desistiram de tentar convocar apenas associações e associados comprometidos previamente com o ponto de vista do executivo municipal. A presença de mais de 150 pessoas impediria qualquer manipulação, mesmo com 40 a 50 votos de cabresto.
Parabéns para o secretário Marcos Linhares que interrompeu sua fala para os moradores do Sapê/Fazendinha apresentarem faixas com reivindicações amplamente aplaudidas. As faixas exigiam transparência e o direito dos moradores continuarem em suas casas, pois não são invasores  e não são contra habitações populares em áreas livres no seu bairro.
A empresa Latus, vencedora da licitação, apresentou um levantamento das favelas daquela região e abriu para os presentes se manifestarem sobre citações ausentes, problemas e reivindicações locais.

Logo após seu pronunciamento no início, Renatinho se ausentou  para cumprir outros compromissos de agenda e informado sobre o acontecido na reunião, comentou:


                      “Mesmo que o objetivo da prefeitura com o PHLIS seja apenas cumprir uma formalidade burocrática legal em busca de verbas federais, nós todos temos que aproveitar esse fórum para exigir que sejamos contemplados como cidadãos de direito, ainda mais com o apoio explícito do Secretário de Habitação às nossas caras teses de transparência e respeito”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário