domingo, 3 de julho de 2011

AVC, A DOENÇA QUE MAIS MATA NO BRASIL

O recente falecimento do ex-presidente Itamar Franco por AVC- Acidente Vascular Cerebral, trouxe à tona, mais uma vez, um verdadeiro buraco negro da saúde pública no Brasil. Apesar das estatísticas gritantes, não existe nenhuma política pública nacional para prevenção e tratamento do AVC.


Há quase dois anos, o médico psiquiatra Daniel Chutorianscy, morador em Niterói, sofreu um AVC, sobreviveu e enfrentou uma verdadeira ‘via crucis’, mesmo sendo médico.  Daniel lutou, e luta até hoje, para superar as sequelas da doença e iniciou uma campanha nacional de esclarecimento e informação.
É impressionante a existência de todo um conhecimento médico acumulado que não chega à prática hospitalar. Existe um único medicamento (trombolítico) fabricado por um único laboratório que deve ser aplicado no paciente, no máximo, quatro horas após o AVC. Entretanto, no Estado do Rio de Janeiro, hoje, esse medicamento essencial só é encontrado em dois hospitais particulares e nem essa informação está disseminada no restante da rede. O médico Daniel, quando sofreu o seu AVC, não teve acesso a essa droga essencial. A droga, se aplicada a tempo, pode impedir sequelas na maioria dos casos.

Sensibilizado com a questão, o vereador Renatinho, no início do corrente ano, elaborou o projeto de Lei 128/2011, que em suas justificativas afirma: Popularmente conhecido como derrame cerebral, o Acidente Vascular Cerebral - AVC é uma das principais causas de morte no planeta. Dados da Organização Mundial de Saúde apontam mais de cinco milhões de óbitos por ano. No Brasil, a cada três mortes por eventos cardiovasculares, duas são por AVC e uma por infarto do miocárdio. Porém, aos vitimados que sobrevivem, a realidade é muito dura. Sequelas diversas podem limitar movimentos, linguagem e muito mais, levando o vitimado à depressão”.

Antes, em 2009, Renatinho já havia feito uma indicação ao executivo municipal para que tomasse as primeiras providências emergenciais e uma Moção de Congratulações ao Grupo AVC – Pulando a Cerca. Daniel Chutorianscy, como médico e paciente, foi quem teve a iniciativa pioneira de criar e coordenar esse primeiro grupo de apoio aos sequelados do AVC.
O vereador Renatinho (PSOL), Daniel Chutorianscy e o deputado Paulo Ramos (PDT) juntaram forças para sensibilizar a população e as administrações públicas quanto às providências minimamente necessárias. Daniel chega a afirmar com convicção: “Só uma mobilização popular suprapartidária poderá pressionar o sistema de saúde para obtenção de resultados significativos. Nosso principal objetivo de campanha é informação e prevenção”.

Gabinete do Vereador RENATINHO - PSOL

Projeto de Lei nº 000128/2011

Cria o Programa de Assistência aos Vitimados com Acidente Vascular Cerebral - AVC no município de Niterói.
Artigo 1º Fica criado o Programa de Assistência aos Vitimados por Acidente Vascular Cerebral - AVC, a ser oferecido pela rede municipal de saúde de Niterói.
Artigo 2º O programa tem por finalidade apoiar, informar, orientar, tratar, reabilitar e reintegrar pacientes vitimados por acidente vascular cerebral.
Artigo 3º Para o desenvolvimento do programa e correto tratamento das seqüelas, o programa deverá contar com equipes multidisciplinares formadas por: Médicos (as), Enfermeiros (as), Psicólogos (as), Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos (as), Assistentes Sociais, Nutricionistas e Terapeutas Ocupacionais.
Artigo 4º O programa oferecerá aos vitimados por acidente vascular cerebral:
a) tratamento clínico adequado nas emergências;
b) apoio psicológico individual e familiar;
c) local adequado para realização de fisioterapia e demais atendimentos;
d) orientação social, previdenciária e trabalhista para vitimados e seus familiares;
e) orientação de grupos terapêuticos de apoio;
f) exames periódicos;
Artigo 5º As despesas decorrentes da aplicação desta Lei correrão à conta das dotações orçamentárias próprias da Fundação Municipal de Saúde.
Artigo 6º Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação.


I Seminário AVC e Cidadania – Um Ato de Vida
 Está marcado para o dia 12 de julho, o I Seminário AVC e Cidadania – Um Ato de Vida. O evento será realizado à partir das 8h, no auditório 201 do SENAC, situado à Rua Almirante Teffé, 680, no Centro. Organizado pela Fundação Municipal de Saúde, o encontro é, segundo o órgão, uma etapa preparatória para VI Conferência Municipal de Saúde, que ocorrerá em agosto. A presença deve ser confirmada pelo endereço eletrônico: ascom@saude.niteroi.rj.gov.br.
O Seminário está aberto a todos os interessados e foram convidados para a mesa: Dr. Euclides Bueno Netto  (Secretário Municipal de Saúde)    ; Deputado Paulo Ramos; Vereador Renatinho; Dr. Daniel Chutorianscy; advogado Modesto da Silveira (Direitos Humanos);  Juiz João Damasceno (coordenador do Juízes pela Democracia) e prof. Dr. Marco Tulius da Silva (UFRJ/HCN).
Após a apresentação da mesa, os participantes serão divididos em 3 grupos de trabalho:  (1) Prevenção e Informação; (2) Diagnóstico e Tratamento e (3) Reabilitação.
Na parte da tarde, serão apresentadas as conclusões dos grupos de trabalho e será aberto espaço para todos se manifestarem.

Um comentário:

  1. Boa tarde:
    Sou Assistente Social do Centro Hospitalar de Reabilitação de Curitiba e gostaria de ter conhecimento das discussões na íntegra do I Seminario de AVC realizado no ultimo dia 12 de julho. Trabalhamos com pacientes em reabilitação pos AVC e gostariamos de informações pertinenes para melhor desenvolver nosso trabalho.
    Obrigada
    Sandra Vieira Silva
    sandravieirabr@yahoo.com.br
    041 3281-2620

    ResponderExcluir