quarta-feira, 20 de julho de 2011

PLENÁRIA MUNICIPAL DO PSOL NITERÓI: DIA 23 DE JULHO – 10 HORAS



CONVOCAÇÃO DA PLENÁRIA MUNICIPAL DO PSOL NITERÓI
DIA 23 DE JULHO – 10 HORAS
SEDE PSOL NITERÓI: Travessa Xavier Leal, nº 22, Centro.

Em Niterói, quase que diariamente a população se surpreende com um novo escândalo envolvendo o governo Jorge Roberto Silveira. O mais recente foi a redução pela metade do imposto sobre serviços (ISS) devido pelas empresas de ônibus municipais. Além dos péssimos serviços prestados, o cartel dos empresários de ônibus foi beneficiado com o aumento das tarifas e com a isenção de impostos. Apesar da oposição e das emendas do nosso vereador Renatinho, a maioria governista da Câmara Municipal aprovou essa mensagem inconstitucional e imoral do prefeito, que cria ainda um fundo com recursos administrados exclusivamente pelo seu supersecretário Morcazel.
Esse escândalo se soma a inúmeros outros como o cancelamento da audiência pública e a proibição de reunião dos moradores do Sapê na Câmara Municipal que discutiria as desapropriações ilegais; a demissão de aproximadamente 25% dos profissionais da saúde mental da rede municipal; o descaso com os desabrigados da tragédia de abril; a tentativa de fechamento das praças, além do abandono dos espaços públicos como a Cantareira, o Caio Martins e a Concha Acústica.
Chegamos então a um ponto de inflexão na história de Niterói, no qual se abre espaço para um novo ciclo político. Cada vez mais setores da sociedade niteroiense avaliam que se esgotou a era Jorge Roberto Silveira, vista agora como insustentável política, social e ambientalmente. Mais e mais pessoas enxergam que Jorge foi se atrelando à especulação imobiliária e ditando os rumos de seus governos em parcerias com grupos econômicos que dominam diferentes setores da cidade: empresários da educação gerindo a educação pública – logo uma das menores redes municipais do estado do Rio; concessão com prazo infindável para empresas de ônibus; intervenções viárias e urbanas ao bel prazer das construtoras e empreiteiras – logo a cidade cada vez mais vertical e engarrafada; ação da guarda municipal pelo interesse dos lojistas etc. Mas não podemos subestimar a capacidade de “renovação” desse projeto. Sérgio Cabral tem reiterado seu apoio ao prefeito de Niterói e novos nomes se apresentam nessa mesma raia, como Zveiter, Comte e Felipe Peixoto, cheios de fôlego e carisma, e muito bem articulados com setores dirigentes da economia de Niterói e da política fluminense.
Como único partido de oposição ao governo Jorge Roberto, o PSOL é o partido talhado para atuar como um catalisador das lutas sociais, ou melhor, para traduzir as demandas econômico-sociais da população em ação política capaz de se confrontar ao projeto conservador dos tradicionais grupos políticos da cidade. A militância do partido está presente nas principais lutas da população niteroienses e os mandatos do Renatinho, na Câmara Municipal, e do Marcelo Freixo, na ALERJ, são exemplos de que é possível mudar com ética e coerência.   
Desse modo, muitas são as esperanças depositadas no PSOL em face da crise política e social de Niterói, desvelada especialmente com a tragédia das chuvas. Existe a concreta possibilidade de disputarmos de verdade o governo e ampliar a bancada de vereadores do partido. Mais do que isso, teremos a chance de apresentar para a população um programa transformador, um projeto alternativo de cidade – ecológico, popular e socialista - que deverá ser construído em conjunto com os trabalhadores, os movimentos sociais e a intelectualidade de esquerda do município. Contudo, a organização do PSOL, a mobilização e a unidade militante são pressupostos para uma participação exitosa na disputa da prefeitura de Niterói em 2012.
Por isso, convocamos a todos e todas a participarem da Plenária do PSOL de Niterói que se realizará no próximo dia 23 de julho, sábado, às 10:00 horas, na sede do partido na Travessa Xavier Leal, n. 22.

EXECUTIVA DO PSOL NITERÓI

Nenhum comentário:

Postar um comentário