sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

MIREM-SE NO EXEMPLO DESSAS MULHERES !


Protagonistas na luta da vida, as mulheres abrigadas no 4º G-CAM – protestaram e foram vitoriosas na luta contra a remoção. Apoiadas pela denúncia do MP, e garantidas por liminar, mulheres e crianças do abrigo não serão removidas compulsoriamente, como pretendia, num ato arbitrário e desumano, o prefeito de Niterói.






A Remoção

Às portas de completar nove meses sem moradia, elas receberam a notícia de que seriam transferidos, não para uma residência, mas para outro abrigo provisório, o do 3º Batalhão de Infantaria (BI), em Venda da Cruz. Isso significaria mais um trauma na vida dessas pessoas. Uma remoção que não seja definitiva, para uma casa, aponta para mais um descaso e abandono do poder público.

Para a desabrigada do 4º G-CAM, a diarista Cláudia Milani Muniz de Menezes, de 37 anos, a transferência seria desastrosa.

            “Nós não queremos ir e eles não querem nos receber lá. Teremos que ficar amontoados e sem privacidade. No alojamento, já conseguimos estabelecer uma rotina de limpeza e alimentação independentes do município. Se formos transferidos para um local com ainda mais gente e outra rotina, nossa vida vai ficar de pernas para o ar outra vez”, declarou Cláudia

            “As crianças precisam de um ambiente doméstico para crescer e viver com dignidade. Essas mulheres precisam da tranqüilidade de um lar para criar seus filhos e um local de descanso na volta do trabalho. O tempo no abrigo não deveria ser superior a 90 dias. O prefeito está criando um gueto - como o de Varsóvia - e não podemos permitir!”, diz o vereador Renatinho, afirmando que vai continuar na luta com os desabrigados até que estejam em suas casas. 
           “A Comissão de Direitos Humanos da Câmara, sob minha presidência não vai estar de recesso, estaremos de prontidão para defender todos os cidadãos que estiverem tendo seus direitos agredidos e desrespeitados!”

A Lei que o prefeito não cumpre

A Lei 2.425/07 - Aluguel Social - define que o Município será o responsável pelo aluguel dos imóveis, sendo ele próprio o locatário/fiador, enquanto o que vem sendo feito, com base no Decreto Estadual - Programa Morar Seguro - é apenas entregar nas mãos das famílias o valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) e deixar que estes busquem por si só um imóvel, sem lhes dar nenhuma garantia efetiva de que conseguirão realmente firmar um contrato de aluguel.

            “Sem fiador, sem garantia de prazo de recebimento do valor, que tipo de contrato poderão celebrar? Se a lei fosse cumprida as pessoas teriam uma casa alugada para morar.  O município - sendo obrigado - mais rápido construiria casas para habitação popular -  Até agora o município não está contribuindo com nada!”, declara Renatinho.

Saiba mais sobre essa luta, acessando


Para as mulheres do 4º G -CAM ,  e em especial para Adriana do 3º BI - que nos deu de presente de Natal  o nascimento de João Pedro - ,  nós do Mandato do Vereador Renatinho desejamos muitas felicidades e dedicamos a  companheira a  Luta dessa semana. Junto,  enviamos a poesia de Chico Buarque e Pablo Neruda, dois homens que amam muito as mulheres.


“... Elas não têm gosto ou vontade,
Nem defeito, nem qualidade;
Têm medo apenas.
Não tem sonhos, só tem presságios.
O seu homem, mares, naufrágios...
Lindas sirenas, morenas.

Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas:
Temem por seus maridos,
Heróis e amantes de Atenas.
As jovens viúvas marcadas
E as gestantes abandonadas,
Não fazem cenas...

...Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas:
Secam por seus maridos,
Orgulho e raça de Atenas.”
                               (Mulheres de Atenas/ Chico Buarque)




 Mulheres, mães e guerreiras

Elas sorriem quando querem gritar.
Elas cantam quando querem chorar.
Elas choram quando estão felizes.
E riem quando estão nervosas.

Elas brigam por aquilo que acreditam.
Elas levantam-se para injustiça.
Elas não levam "não" como resposta quando
acreditam que existe melhor solução.

Elas andam sem novos sapatos para
suas crianças poder tê-los.
Elas vão ao medico com uma amiga assustada.
Elas amam incondicionalmente.

Elas choram quando suas crianças adoecem
e se alegram quando suas crianças ganham prêmios.
Elas ficam contentes quando ouvem sobre
um aniversario ou um novo casamento.”
                                       ( Mulheres/ Pablo Neruda)

Nenhum comentário:

Postar um comentário