domingo, 9 de janeiro de 2011

FORUM EM DEFESA DA CLIN PÚBLICA, DOS TRABALHADORES - CONTRA A PRIVATIZAÇÃO

 FORUM EM DEFESA DA CLIN PÚBLICA 
 E DOS 
 TRABALHADORES 
 - CONTRA A PRIVATIZAÇÃO! - 
PARTICIPE!






Dia 10 de janeiro, às 17 horas, no Auditório da Câmara Municipal de Niterói - Av. Amaral Peixoto, 625 - Centro - Niterói/ RJ

O PSOL, único partido de oposição ao governo, foi o primeiro a se manifestar contra a privatização da CLIN. A proposta do Prefeito é baseada em uma lei aprovada no ano de 2009 na Câmara Municipal, que instituiu o Programa Municipal de Parcerias Público-Privada. Na oportunidade, Renatinho votou contra e denunciou a aprovação da lei que terminou por representar um “cheque em branco” passado pela Câmara ao Poder Executivo. Baseado nesta lei, que só teve dois votos contrários na Câmara, o Prefeito agora tenta privatizar a CLIN.

Além de sermos totalmente contra qualquer modelo de entrega de bens públicos à iniciativa privada, no caso da CLIN, nada justifica a privatização pretendida. Defendemos que a CLIN tenha uma gestão pública responsável e transparente, sem brecha para possíveis corrupções. A empresa tem que valorizar mais seus funcionários concursados e gastar menos com terceirização de serviços. Uma privatização vai trazer muitos prejuízos para a população de Niterói, que merece ter seus serviços de limpeza, acondicionamento, coleta, transporte, tratamento e destinação final de resíduos feitos com responsabilidade e interesse público.

A concessão pretendida, de 20 anos prorrogáveis por mais 15 anos, engloba a quase totalidade dos serviços executados hoje pela CLIN, o que vai implicar em demissões. Além da questão do aterro sanitário, que é apontada como principal para esconder as outras intenções da privatização, o edital diz claramente que os serviços de limpeza pública, como, por exemplo, capina, roçada, coleta, limpeza, lavagem e outros, também farão parte do contrato. A Prefeitura não tem condições de garantir que os trabalhadores hoje concursados permanecerão nos quadros da empresa com a privatização. Além dos prejuízos para a população que vai ter todos os seus serviços de limpeza entregues a interesses empresariais, os trabalhadores serão os mais diretamente prejudicados.

O Vereador Renatinho e o Deputado Estadual Marcelo Freixo vão atuar juntos, acompanhando de perto esta questão e atuando em defesa dos interesses do povo de Niterói e dos cerca de 3.000 trabalhadores que correm sérios riscos de ficarem desempregados em nome do lucro de empresários que estão de olho no serviço de limpeza pública de Niterói.





Nenhum comentário:

Postar um comentário