sexta-feira, 17 de agosto de 2012

PREFEITURA NOVAMENTE DESCUMPRE A LEI E NITERÓI CONTINUA SEM PLANO MUNICIPAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS!


ENQUANTO ISSO O FIM DO MORRO DO CÉU É ADIADO POR MAIS DOIS ANOS COM ANUÊNCIA DO INEA E DA PREFEITURA!

Ainda em 2007 Renatinho apresentou um Projeto de Lei para instituir a Lei Municipal de Resíduos Sólidos, projeto construído junto da população de forma pioneira, antes da lei federal. No entanto, a Mesa Diretora jamais colocou o PL em votação, apesar de nossas cobranças. Em 2008, no final do governo Godofredo foi enviada uma Mensagem Executiva no sentido de adequar a legislação municipal à lei federal, mas esta também sequer foi votada. Depois de 2010 algumas reuniões foram realizadas junto da Secretaria de Meio Ambiente, mas o Executivo não encaminhou nenhuma proposta concreta.

O prazo da lei federal acabou em 02 de agosto e o Mandato do Vereador Renatinho enviou ofício para a Secretaria de Meio Ambiente cobrando explicações sobre o não envio de nenhuma Mensagem Executiva e pedindo que uma Mensagem fosse enviada para análise dos vereadores e da população. No entanto, achamos que cabe uma audiência pública sobre o tema para que a população opine e tome conhecimento.




                          "Infelizmente a falta de política pública para um tema tão importante quanto os resíduos sólidos é reflexo da desorganização do governo e da lógica de composição de cargos baseada em apoio eleitoral. A secretaria de meio ambiente já mudou de mãos pelo menos uma três vezes neste governo. Se isso não bastasse, Clin foi privatizada e a participação popular não é uma coisa que agrade ao Poder Executivo. Assim, a cidade vai sendo prejudicada, prazos legais são descumpridos e acabamos sem poder sequer ter ajuda institucional de outras esferas de governo. O tratamento, aproveitamento e a destinação final dos resíduos é também uma questão de direitos humanos! Enviei um ofício cobrando que o Plano Municipal de Resíduos Sólidos seja debatido com a sociedade e votado o mais rápido possível.", disse o vereador Renatinho, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal.

Clique e leia o ofício:


Nenhum comentário:

Postar um comentário