quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Renatinho encaminha moção de repúdio ao secretário Júlio Lopes

Pior acidente da gestão Lopes:
5 mortos e 57 feridos em Sta Teresa
O vereador Renatinho (PSOL) apresentou, nesta quinta-feira (1º/12), moção de repúdio ao secretário estadual de Transporte, Julio Lopes, pela sua negligência, incapacidade de exercer a função e a demonstração de subserviência às empresas concessionárias de transporte público do Rio de Janeiro. A moção deve ser votada na próxima semana.


Como justificativa o vereador Renatinho assinalou que o secretário é um dos principais responsáveis pelos graves acidentes nas barcas, metrô, trens da Supervia, bonde de Santa Tereza, entre outros registrados nos transportes coletivos e no Corredor Viário da Alameda São Boaventura, no Fonseca, em Niterói.

“O grave acidente nas águas da Baía de Guanabara, com a barca Gávea 1 da concessionária Barcas S/A no último dia 28, deixando 65 feridos, é um retrato do descaso do secretário com a população deste Estado, especialmente os usuários dos serviços públicos privatizados”, assinalou o vereador Renatinho.



CÓPIA DA MOÇÃO

MOÇÃO nº 0871/2011
Envia Moção de Repúdio ao Secretario Estadual de Transporte, senhor Julio Lopes (PP).


Requeiro à Mesa, na forma Regimental, depois de ouvido o Douto Plenário, o envio de Moção de Repúdio ao Secretário Estadual de Transporte, senhor Julio Lopes (PP), pela sua negligência e incapacidade de exercer o cargo que ocupa e pela subserviência que aparenta ter às empresas concessionárias de transporte público do Estado do Rio de Janeiro.

JUSTIFICATIVA

A presente moção de repúdio se justifica diante do abandono em que se encontram os diversos setores do transporte público estadual. O Secretário de Transportes do Estado do Rio de Janeiro, Julio Lopes, parece ter algum tipo de imunidade inexplicável. Ele divide com seu patrão, Sérgio Cabral, plenos poderes para, mesmo após sucessivos desastres, se manter firme no cargo. Graves acidentes nas Barcas S.A, Metrô, trens da Supervia, bonde de Santa Tereza, além dos diversos acidentes que ocorrem diariamente nos transportes por ônibus e no famigerado corredor viário da Alameda São Boaventura, não foram capazes de gerar nenhuma reação do poder público estadual. A total submissão aos empresários e a Agetransp, que nada regula e é conivente com todos os episódios de verdadeira traição aos anseios da população fluminense, salta aos olhos da população, e mesmo com 06 mortos e 127 feridos durante a administração de Julio Lopes, não fez com que esse secretário fosse afastado.

No último dia 28 de novembro ocorreu mais um grave acidente nas águas da Baía de Guanabara, com a Barca Gávea 1, da concessionária Barcas S/A, deixando 65 feridos. Apesar dos recorrentes acidentes, gerados por anos e anos de falta de fiscalização, negligência e incompetência, a Agencia Reguladora de Transporte (Agetransp), estuda conceder um aumento de 67,8%, como uma premiação à empresa que explora o monopólio do serviço desde 1998. Na mesma direção, de premiação aos péssimos serviços prestados pela empresa Barcas S/A, o Governo do Estado afirmou que concluirá até janeiro de 2012, um empréstimo à empresa de cerca de R$ 350 milhões. Importante dizer que esta agência “fiscalizadora”, criada em 2005, mantém cinco conselheiros nomeados livremente pelo governador e confirmados pela ALERJ, que recebem o mesmo salário de um secretário de estado (R$ 12,9 mil) para nada fiscalizarem e serem coniventes com as empresas.

É inaceitável que se aguarde mais tempo para que providências efetivas sejam tomadas. Faz-se necessário e urgente que a fiscalização seja realizada de forma séria para que os serviços sejam prestados em beneficio do cidadão fluminense e não em beneficio única e exclusivamente do lucro dos empresários e enriquecimento ilícito de seus possíveis aliados do Poder Público. Vivemos no Estado do Rio de Janeiro, um tenebroso, pesadelo, onde, só se prioriza os interesses mesquinhos, enquanto a população patina no sofrimento. É preciso uma forte reação popular para arrancar definitivamente do Palácio Guanabara esse grupo que se apoderou do Estado do Rio de Janeiro.



Sala das Sessões, Niterói, 01 de dezembro de 2011.

Vereador RENATINHO - PSOL

Um comentário: