sexta-feira, 14 de maio de 2010

Moradores alojados reclamam do tratamento no 3º Batalhão de Infantaria

    Moradores alojados no 3º Batalhão de Infantaria e da Travessa Iara estiveram presentes na Câmara Municipal de Niterói nesta quinta-feira (13/05), para reivindicar melhorias no tratamento que o Poder Público vem dando às vítimas das chuvas. O Ver.Renatinho (Psol/Niterói), pres. da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal, leu na sessão plenária documento redigido pelos moradores, onde constavam os seguintes problemas abaixo relacionados:

Sobre as condições do alojamento no 3º BI

- Melhoria na qualidade da alimentação: Por conta da alimentação, muitas pessoas estão tendo infecção alimentar. E a qualidade está deixando a desejar, inclusive com alguns casos de alimentação estragada;
- Não à restrição de horários para entrada e saída: Restrição quanto a horário de pessoas entrarem, impossibilitando, por exemplo que trabalhadores possam entrar depois de seu expediente (abrem os portões às 09h e fecham às 22h);
- Ampliação do horário e menos restrições para as visitas: Demanda por uma visita com horário estendido e que a revista não seja constrangedora. (visitação hoje é de 09h às 11h e de 15h às 17h e só entra com documento de identidade – sendo que muitas pessoas perderam todos os documentos);
- Melhoria no abastecimento de água: Tem ocorrido falta de água em um dos pavilhões;
- Flexibilização no horário das refeições: Proposta de flexibilização do horário de almoço (de 12h às 14h) e especialmente de jantar para trabalhadores que precisam chegar mais tarde (hoje é de 18 às 19h), pois quem não pode jantar neste horário de apenas 1 hora perde o direito à refeição.
- Reivindicação por um tratamento mais humano e menos rígido.

Os moradores da Travessa Iara fizeram as seguintes reivindicações:
Sobre a Travessa Iara:
- O presidente da Associação de Moradores, abandonou a luta por conta de vínculos com a Prefeitura. Os moradores estão questionando a sua legitimidade.
- Houve abandono da Comunidade por conta do Poder Público.
- Não tem recebido donativos.
- Não há nenhum laudo técnico da Defesa Civil.

  • Tais elementos foram relatados pelos desabrigados que estão no 3º Batalhão da Infantaria e os moradores da Travessa Iara.


Após a sessão, uma comissão de manifestantes foi recebida pelos vereadores, tendo sido agendada uma visita dos parlamentares ao 3º B.I para a próxima segunda-feira (17/05).


Como adendo, o Ver. Renatinho também manifestou solidariedade às famílias que foram proibidas de manter seus animais de estimação. Segundo o parlamentar: “os animais de estimação devem ser considerados como membros da família e são vitais como terapia, auxiliando na cura de doenças por meio de sua companhia. Em um momento tão difícil que estas famílias estão passando, deveria lhes ser facultado esse direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário