segunda-feira, 6 de setembro de 2010

O Grito dos Excluídos Niterói/ 2010 - será marcado pela presença dos desabrigados e dos índios


     


Os desabrigados das chuvas de abril, darão seu grito,  nesse 07 de setembro!







Cinco meses após a tragédia do Morro do Bumba, existem ainda, pelo menos, 2 mil pessoas em situação de risco nas encostas de Niterói, e outras 2 mil sem receber aluguel social ou ajuda do governo municipal. Temos em Niterói aproximadamente 8 mil moradores de rua.

Dia 07 de setembro, amanhã, às 9 horas e trinta minutos, na Praça da República, a concentração para o Grito dos Excluídos/ 2010 - Niterói.


Os Índios da Aldeia de Camboinhas, também estarão presentes no Grito dos Excluídos.

 "Estaremos lá gritando pela igualdade entre os povos e  levando o nosso apoio à luta dos desabrigados." declarou o Cacique Darcy.

Manifestações Culturais também presentes nas atividades do Grito dos Excluídos!

Os grupos Apafunk, Teatro Infantil e o Coral dos Índios da Aldeia de Camboinhas farão apresentação para os desabrigados/ moradores do 3º BI e 4º Gecam, a partir das 15 horas.
Local: 4º GECAM 


“Brasil: na força da indignação, sementes de transformação"







O Grito dos Excluídos é uma grande manifestação popular para denunciar todas as situações de exclusão e assinalar as possíveis saídas e alternativas. Antes de tudo, é uma dor secular e sufocada que se levanta do chão. Dor que se transforma em protesto, cria asas e se lança no ar.

De ponta a ponta do país ou do continente, o povo solta ao vento o seu clamor, longamente silencioso e silenciado. É um grito que ganha os ares, entra pelas portas e janelas, toma os espaços. Tem como objetivo unificar todos os gritos presos em milhões de gargantas, desinstalar os acomodados, ferir os ouvidos dos responsáveis pela exclusão e conclamar todos à organização e à luta.
É o grito dos empobrecidos, dos indefesos, dos pequenos, dos sem vez e sem voz, dos enfraquecidos – numa palavra, o grito dos excluídos. Quer ser uma instância articuladora, animadora e interpeladora dos movimentos sociais; um espaço facilitador das diversas lutas e demandas sociais.








o Grito marca o ressurgimento da luta política e a expressão clara da luta de classes existente no nosso país”.

[Delwek Matheus, dirigente nacional do MST]

Nenhum comentário:

Postar um comentário