sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Carta aos militantes do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL/RJ) e aos apoiadores da campanha Paulo Eduardo Gomes a Deputado Federal

Nesta reta final das eleições, vivenciamos um grande dilema. A campanha Paulo Eduardo Gomes foi surpreendida com a notícia do indeferimento do registro da candidatura a deputado federal por falta de apresentação de documentos. É de conhecimento da Executiva Estadual do PSOL que, por erro de exclusiva responsabilidade da burocracia partidária, foi apresentado à Justiça documento inadequado, que não poderia, aliás, ser aceito pelo juiz responsável como Certidão de Quitação Eleitoral. Apesar de anexarmos, posteriormente, a exigida Certidão através de recurso ao TRE, não obtivemos ainda decisão favorável, pois a Justiça Eleitoral, já nas instâncias superiores, alega que o documento foi entregue fora do prazo estabelecido na legislação.


A militância de nossa campanha é unânime em insistir que devemos seguir em frente e lutando, pois é um absurdo que, enquanto Joaquim Roriz, Collor, Garotinho, Maluf, Eurico Miranda, Íris Resende, entre tantos outros notórios “fichas-sujas”, continuam, hipocritamente, em campanha, Paulo Eduardo seja impedido de se candidatar por causa do formalismo do atraso na entrega de documento.

Paulo Eduardo é uma das lideranças mais destacadas do PSOL nacional. Militante histórico da democratização dos meios de comunicação, foi vereador por 2 mandatos em Niterói, onde é reconhecido por sua ética e luta em favor dos trabalhadores e estudantes. Nas eleições municipais de 2008 foi, juntamente com Luciana Genro, o candidato a prefeito com maior votação do partido, obtendo cerca de 8% dos votos válidos. A atual campanha conta ainda com o apoio de professores, estudantes, sindicalistas, acampados, militantes de Rio das Ostras, Itaboraí, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Niterói e de outras cidades.

Por tudo isso, consideramos que, assim como outras candidaturas atacadas do PSOL no país, em respeito aos milhares de apoiadores da campanha, não podemos desistir e, ao contrário, devemos ir às últimas instâncias para fazer valer os votos confiados à campanha e ao PSOL.

No entanto, escutamos de diversos companheiros preocupações quanto aos possíveis prejuízos à chapa do PSOL, caso não se obtenha êxito nos recursos jurídicos.

A campanha Paulo Eduardo gostaria então de ratificar que sua prioridade, além da mobilização e propaganda socialista, é ajudar na reeleição dos companheiros Marcelo Freixo e Chico Alencar, essenciais para as lutas dos trabalhadores do Estado do Rio de Janeiro e do país.

Na impossibilidade da direção do PSOL se reunir para tratar do problema, fomos obrigados a tomar uma decisão. Em plenária realizada neste dia, decidimos continuar a batalha jurídica, mais do que justa e legítima, para garantir os muitos votos que, inevitavelmente, serão confiados ao partido através de nossa candidatura.

No entanto, por compromisso com a construção partidária, recomendaremos aos nossos muitos apoiadores, tantos quanto consigamos alcançar com a presente carta, e aos nossos milhares de eleitores, que votem no companheiro Chico Alencar para deputado federal. Não pode haver risco, mesmo que mínimo, para reeleição desse companheiro. O companheiro Chico Alencar é um exemplo de ética e luta do PSOL e orgulho de todos os cidadãos fluminenses. Por isso, faremos todos os esforços para garantir a sua combativa presença no Congresso Nacional.

Dia 3 de outubro, vamos todos juntos com Chico Alencar – 5050 e Marcelo Freixo - 50123! E, nos dias, meses e anos que seguirão continuaremos a encontrar nosso militante Paulo Eduardo ativíssimo nas lutas que interessam ao povo brasileiro.

Niterói, 22 de setembro de 2010.

CAMPANHA PAULO EDUARDO GOMES

DEPUTADO FEDERAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário