quinta-feira, 2 de setembro de 2010

No Rio, Plínio vota pelo limite da terra











No primeiro dia de realização do plebiscito organizado pela Comissão Pastoral da Terra e outras 53 entidades que conformam o Fórum Nacional pela Reforma Agrária, o candidato do PSOL, Plínio Arruda Sampaio, votou na urna montada por estudantes e servidores da Universidade Federal do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira.
Logo após o debate promovido como parte do "Circuito Universitário" - ciclo de palestras e debates sobre o programa de governo que o PSOL e apoiadores têm organizado em todo o país -, no salão nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), Plínio votou e convidou os cerca de 400 estudantes presentes não só a votar também, mas a conhecerem um assentamento ou acampamento dos movimentos de luta pela reforma agrária.
Após a votação, o candidato concedeu entrevista ao programa humorístico CQC, exibido pela TV Bandeirantes, e questionado por Rafael Cortez sobre a hipótese de iniciar a reforma agrária por suas propriedades Plínio lembrou, com bom humor, que o sítio de propriedade de sua família tem área muito inferior ao limite proposto pelo Fórum Nacional pela Reforma Agrária. São 50 hectares de terras, ou cerca de 5% da área defendida pelos movimentos de defesa da reforma agrária no país como aceitável.
Um "jornalista" que acompanhava a gravação para o humorístico, no afã de seguir o discurso do modelo único neoliberal para buscar uma melhor colocação no disputado mercado de trabalho, ou por pura má intenção, preferiu afirmar que Plínio teria tergiversado ao responder à pergunta. Talvez porque não tenha entendido o humor proposto pelo CQC, ou porque não se lembrou que a tarefa básica ensinada nos primeiros anos das faculdades de jornalismo numa situação dessas teria sido perguntar novamente ao candidato qual o tamanho da propriedade que ele possui - o que não foi feito.

Saiba mais sobre o Plebiscito pelo Limite da Terra e sobre o programa de Plínio 50 - PSOL  para governar, acessando:

Nenhum comentário:

Postar um comentário