quinta-feira, 17 de novembro de 2011

TODO APOIO À COMPANHIA DE BALLET DE NITERÓI! PREFEITO PRECISA RESPEITAR OS ARTISTAS DA CIDADE!

Os bailarinos da Companhia de Ballet de Niterói denunciaram, nesta quinta-feira (17-11), que a Prefeitura anunciou que vai demitir os seus diretores artísticos. A decisão é uma retaliação ao protesto que os bailarinos fizeram no final de uma apresentação do grupo, no último domingo (13-11), na Praia de Icaraí, para denunciar a situação dos bailarinos – que são consursados. 
Manifestação legítima da Cia de Ballet na Praia de Icarai
No domingo, após a apresentação da Comapanhia, num palco montado na Praia, foi estendida uma faixa e lida uma carta (que segue em abaixo) aberta à população. Nesta quinta-feira (17-11), o grupo esteve nas galerias da Câmara, tendo recebido o apoio do vereadores Renatinho (PSOL), Waldeck Carneiro e Leonardo Giordano (ambos do PT). A faixa, que dizia “Bailarinos da Companhia Pública de Niterói Desvalorizados”, levada ao ato de domingo foi aberto pelos grupo de bailarinos no ato na Câmara de Vereadores.

“O governo finge que se preocupa com a cultura realizando grandes encontros, como esse da América do Sul, mas não valoriza e não respeita os artistas da cidade. A princípio, não tenho nada contra um encontro cultural como esse na cidade, mas temos que atender as necessidades da população e dos artistas locais. Não dá para fazer um grande evento como esse e, por exemplo, inaugurar o Centro Petrobrás de Cinema, como foi feito, sem ao menos ter água no banheiro para as pessoas lavarem as mãos. Acima de qualquer coisa, não admitiremos perseguição política contra nenhum funcionário público que se manifeste ou que apresente denuncias contra o governo. A Cia de Ballet está certíssima em cobrar salários e condições dignas de trabalho”, disse o vereador Renatinho (PSOL).
Carta de esclarecimento da Cia de Ballet
Segundo os bailarinos, a prefeitura de Niterói, embora tenha prometido, não investe na Companhia, que não tem sequer sede própria para ensaios. Os artistas não recebem salários dignos e equivalentes a outras companhias de mesmo nível técnico. Além disso, a prefeitura revela que cortará R$ 2.500.000,00 do orçamento para a Cultura no ano que vem.
Bailarinos na Câmara em busca de seus direitos enquanto artistas concursados da cidade
                             CHEGA DESTE GOVERNO ARBITRÁRIO E SEM CARÁTER!

PREFEITURA DIVULGA NOTA À IMPRENSA: Logo após os bailarinos deixarem a Câmara Municipal, o Prefeito, de forma covarde e imoral, enviou uma nota para a imprensa informando que extinguiria a Cia de Ballet (Vejam no Globo on Line: http://oglobo.globo.com/niteroi/prefeito-acaba-com-cia-de-ballet-cria-cia-de-danca-de-niteroi-3261165). Imediatamente o Vereador Renatinho postou um comentário no Facebook respondendo à arbitrariedade do Prefeito:

"O Prefeito, irresponsável e incompetente, agora em represália aos bailarinos, que protestaram por melhores condições de trabalho, diz que vai acabar com a Companhia de Ballet de Niterói! Atitude covarde de um Prefeito inoperante e omisso com as principais questões da cidade e que agora quer se vingar daqueles que o denunciam! A Companhia de Ballet que nunca teve sequer uma sede para ensaios e que sempre viveu com verbas insuficientes do poder público, agora é acusada pelo principal responsável pelo abandono da cultura da cidade de ter "perdido o caráter social"! Mas a verdade virá à tona e o que ficará demonstrado de novo é que o caráter, social e moral, dos bailarinos da cidade está cada vez mais fortalecido e que falta é caráter e seriedade ao prefeito para respeitar e valorizar os artistas da cidade! Está tudo contado, medido e pesado nesse mundo...vamos lutar cada vez mais, de forma incansável, contra esse prefeito e contra as arbitrariedades e imoralidades cometidas por este governo!", afirmou Renatinho em seu Facebook.

O vereador do PSOL seguirá denunciando em todos os espaços os descalabros cometidos por este governo, estará junto dos artistas em mais esta luta e não descansará enquanto o Prefeito não voltar atrás nessa decisão de extinguir a Companhia de Ballet. Renatinho estudará, junto ao seu gabinete, aos bailarinos e aos demais movimentos sociais, todas as formas de barrar essa arbitrariedade de Jorge Roberto.

Acompanhem em nosso blog e facebook (http://facebook.com/renatinhopsol) os próximos passos de mais essa luta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário