quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Audiencia Pública 30/11 Sobre AVC (Acidente Vascular Cerebral)

Acontecerá na Câmara Municipal no dia 30/11 às 18hs Audiência Pública sobre AVC (Acidente Vascular Cerebral).

A audiência é promovida pelo mandato do vereador Renatinho do PSOL junto a várias entidades. Nesta audiência estarão representantes da sociedade civil como: SAMU, Secretaria de Saúde, Pastoral da saúde, Sintuff, Sindicato dos Médicos, Ministério Público entre outras personalidades.

Dores de cabeça súbita e sem causa aparente, dificuldade de fala e dormência nos membros podem ser sintomas de uma catástrofe que ameaça o cérebro de milhões de pessoas e impõe restrições para o resto de suas vidas. O acidente vascular cerebral (AVC) é uma das doenças que mais matam no mundo. É a maior causa de incapacitação da população na faixa etária superior a 50 anos, sendo responsável por 10% do total de óbitos, 32,6% das mortes com causas vasculares e 40% das aposentadorias precoces no Brasil. O país está entre os dez primeiros com maiores índices de mortalidade por AVC.

A maior dificuldade para se fazer um retrato real do AVC no território nacional é a ausência de uma regulação federal a respeito de sua notificação. O Ceará é o único estado que tem uma política de governo específica para o AVC aprovada no Conselho Estadual de Saúde, e a Secretaria de Saúde do estado vem tentando torná-lo uma doença de notificação compulsória. Nos demais estados, a notificação dos casos de AVC não é obrigatória.

A cada ano, são registrados no Brasil aproximadamente 90 mil óbitos por doenças cerebrovasculares. O Sistema Único de Saúde (SUS) registrou no ano de 2008 cerca de 200 mil internações por AVC, que resultaram em um custo de aproximadamente R$ 270 milhões para os cofres públicos. Desse total, 33 mil casos evoluíram para óbito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário