sábado, 9 de outubro de 2010

Eleições - Psol cresce em Niterói!


O único partido que cresceu nestas eleições em Niterói foi o PSOL!




















Em abril deste ano uma tragédia se abateu sobre Niterói. Com as chuvas de verão, diversas moradias populares foram derrubadas e soterradas. Em baixo dos escombros centenas de vidas foram perdidas. Em todo o Estado do Rio de Janeiro, o Município de Niterói foi o mais atingido Os números impressionam: foram mais de 130 pontos de deslizamento, cerca de 8.000 famílias desabrigadas e mais de 170 mortes.

A maioria dos políticos da cidade se apressou em culpar a natureza pela tragédia. No entanto, a realidade é outra. A responsabilidade principal é do prefeito Jorge Roberto Silveira e seu grupo político que se apoderaram da administração de Niterói desde 1988. Há anos, nós denunciamos o crime que representa a prioridade desse governo para as obras de fachada em detrimento dos investimentos sociais necessários para a melhoria da qualidade de vida da população. Niterói possui um orçamento de quase um bilhão de reais em 2010 que em grande parte é aplicado para sustentar um cabide de empregos nas secretarias regionais, no Conselho Consultivo e em outros órgãos administrativos que não prestam quaisquer serviços para população.

Nestas eleições o PSOL surgiu como uma real alternativa a este governo e seus aliados que dominaram Niterói em beneficio próprio durante mais de duas décadas. O único partido que cresceu nestas eleições em Niterói foi o PSOL. Este também foi o partido que, desde sua fundação, atuou firmemente nas lutas da cidade e demonstrou toda sua coerência nos diversos embates que travamos, seja no parlamento, nas ruas durante os diversos atos de protesto junto aos desabrigados, nas denúncias ao Ministério Público e nas ações no judiciário.

Marcelo Freixo, Renatinho, Paulo Eduardo e Chico Alencar atuaram juntos nas lutas e estiveram juntos nestas eleições conquistando um número bastante expressivo de votos para o PSOL. Esta votação garantiu a eleição dos companheiros Freixo e Chico, Deputados Estadual e Federal, respectivamente (e mais, pelo menos, dois deputados com os votos da legenda), respaldando todo o histórico de atuações em defesa dos direitos humanos, no combate às desigualdades e no enfrentamento aos corruptos de Niterói.

Mesmo com o problema gerado por um erro burocrático cometido pela estrutura partidária, que terminou por prejudicar a candidatura de Paulo Eduardo Gomes e impedir sua eleição tida com certa por todos nós, nossa atitude foi importante para nos unir em torno da candidatura do companheiro Chico Alencar. A opção de Renatinho  de não ser candidato e prosseguir a luta na Câmara Municipal, apoiando a reeleição de Marcelo Freixo (ameaçado de morte pelas milícias caso não fosse reeleito), também se mostrou a mais correta e terminou por ser fundamental na posição atingida por Freixo na cidade de Niterói. Freixo, que foi o Deputado Estadual mais votado da cidade e segundo mais votado de todo o Estado, poderá, junto com toda a militância do PSOL e seus eleitores, disputar os rumos da cidade e desbancar o grupo do atual prefeito nas eleições de 2012.

(Leia a carta de Paulo acessando: http://mandatorenatinhopsol.blogspot.com/ 2010/09/carta-aos-militantes-do-partido_24.html )

Chico Alencar, também com o fundamental apoio de Renatinho e Paulo Eduardo, em especial na reta final das eleições, foi o segundo deputado Federal mais votado de Niterói. Militante extremamente importante nas lutas em defesa dos direitos dos trabalhadores e estudantes será também um companheiro fundamental no apoio às nossas lutas na cidade.

Agradecemos à toda população do estado, em especial à de Niterói, que confiou no nosso partido, na nossa proposta de construção de uma nova política, sem militância paga e com uma política feita de maneira ética, com luta e coerência!

Agradecemos também todos os votos que foram dados ao companheiro Paulo Eduardo, que mesmo com a candidatura em risco e com todo o esforço feito para transferir seus votos para o companheiro Chico Alencar, obteve quase 4.000 votos!

É hora de comemorarmos, e muito,  a enorme votação do PSOL no Estado do Rio e em Niterói. Esta vitória  significa uma opção da cidade de Niterói por votar naqueles que se mantêm éticos e de luta. A população escolheu os melhores candidatos, os que estão nas lutas em defesa dos trabalhadores, dos estudantes e pelos direitos humanos. Marcelo continuará na luta contra as milícias e Chico certamente continuará atuante na Câmara Federal fiscalizando firmemente o Poder Executivo.

Renatinho e Paulo Eduardo  continuarão lutando, juntos, por uma mudança de verdade em Niterói.

Ainda, neste mês de outubro, estaremos convocando todos que nos acompanharam e acreditam na nossa luta, para juntos comemoramos esta imensa vitória em Niterói e no Estado!

Saudações a todos e nosso muito obrigado pela confiança na nossa luta!



Nenhum comentário:

Postar um comentário