sábado, 16 de outubro de 2010

Homenagem aos Professores















Quero lembrar a importância do papel do professor em nossa sociedade. Todos nós passamos por pelo menos um professor nessa vida, foi ele quem nos ensinou a ler, a escrever, a ampliar nossos horizontes e a ter asas para voar, entretanto a maioria de nós vem se esquecendo da importância do professor em nossas vidas.

Professor precisa viver com dignidade, sustentar suas famílias, manter-se informado, o que exige dinheiro para comprar livros, ver filmes, ler jornal, mas o que vem ocorrendo nos dias de hoje é a desvalorização do papel do professor, que tem de trabalhar em várias escolas para juntar um punhadinho de dinheiro, tendo de abrir mão de horário de almoço para deslocar-se de uma escola a outra, chegando à casa cansado e desmotivado.
Agravando essa realidade está o fato de avaliações como o ENEM e ENEBE, que mostram os péssimos resultados da educação brasileira e muitas vezes conferem ao professor essa responsabilidade, não levando em conta as salas de aula lotadas, aplicação mínima de recursos em educação, escassez de creches e de educação infantil que são a base para socializar e educar as crianças para ingressarem na educação básica.
Precisamos resgatar os princípios de educação integral pública e laica, de qualidade, da gestão democrática, zelando pelos conselhos escola comunidade e eleição de diretores, pelas comunidades e sem prorrogação do mandato, evitando assim o imperialismo nas escolas e a manutenção da extensão do braço do governo dentro das escolas, elaboração de um plano de cargos e salários de acordo com a reivindicação da categoria.
Sem a valorização dos profissionais da educação e condições dignas de trabalho não há muito que se comemorar.
Votei contra a contratação temporária, sem concurso, que o Executivo enviou para a Câmara. Um absurdo tratar a Educação dessa maneira! 
Mas, apesar de toda essa triste realidade, deixo aqui meus PARABÉNS aos que ainda persistem em resistir na profissão e contribuem para a transformação de nossa sociedade.
Abaixo, de presente, passo a vocês a lição necessária e atual que o professor Paulo Freire nos deixou. 
Um abraço a todos




Verdades da Profissão de Professor

Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." Paulo Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário