segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Secretário de Sáude se recusa a receber representantes de movimentos sociais

Manifestantes de movimentos sociais e sindicatos protestaram esta manhã, Dia Mundial da Saúde, contra a gripe suína e o sistema de saúde pública. O ato teve início em frente ao Hospital Universitário Antônio Pedro e tomou as ruas do Centro de Niterói.
Representantes de movimentos sociais denunciaram a precariedade do sistema público de saúde e cobraram soluções emergenciais do governo. A reabertura da emergência do Antônio Pedro – HUAP foi o ponto mais discutido, além da cobrança por mais investimentos na área de saúde, aquisição de equipamentos, melhorias nas condições de trabalho, e fornecimentos de remédios a população.
O vereador Renatinho (PSOL) foi o único vereador presente na manifestação e questionou a falta de outros parlamentares no ato, insistindo que é obrigação do político estar em defesa do povo. “Vamos continuar cobrando do poder público medidas enérgicas. A população está morrendo nos hospitais. A gripe suína não é um problema isolado, ele demonstra a falta de uma política séria para a saúde pública, atualmente não existem condições de atender a população decentemente, e o povo merece todo nosso respeito”.
O Deputado Marcelo Freixo enviou seu assessor Flávio Serafin, atual presidente do PSOL-Niterói, que deixou como reflexão a questão ambiental da gripe suína. “O sistema industrial de produção alimentar faz com que o confinamento dos animais seja tão nocivo ao ponto de passar doenças aos humanos que convivem com eles. Como disse o vereador, a gripe suína não é um problema isolado.”
Após as falas no Antônio Pedro, os manifestantes saíram às ruas do Centro de Niterói, passando por toda a Amaral Peixoto, seguindo pela Rua da Conceição até a prefeitura. O vereador Renatinho, o ex-vereador Paulo Eduardo Gomes e representantes do Sintuff e Sindsprev se dirigiram à Secretaria de Saúde para conversar com o secretário Alkamir Issa, que se recusou a recebê-los, concordando apenas em atender os parlamentares Renatinho e Felipe Peixoto (representado no ato por assessores) após às 15 horas de hoje. O vereador do PSOL não concordou em realizar esta reunião sem os movimentos. Em conjunto, assinaram e protocolaram uma carta ao secretário solicitando uma reunião emergencial. “Esperamos, pelo menos, que o secretário se sensibilize com esta questão essencial para a sociedade. Saúde é um direito de todos. Vamos aguardar a reunião para dar uma satisfação à população”, concluiu Renatinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário