sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Chacina do Morro do Estado é lembrada em ato nesta sexta (18/09)

Manifestação pretende chamar a atenção da população para a proximidade do julgamento, no próximo dia 24/09

Nesta sexta-feira (18/9), às 16h, familiares e amigos das vítimas da Chacina do Morro do Estado, ocorrida em 2005, farão uma manifestação movidos pela proximidade do julgamento dos assassinos, que será no dia  24/9. O ato será em frente ao Fórum de Niterói, que fica na Rua Coronel Gomes Machado, s/º, Centro.

No dia 3 de dezembro de 2005, policiais militares invadiram o Morro do Estado, em Niterói e assassinaram cinco jovens: Wellington Santiago de Oliveira, de 11 anos; Luciano Rocha Tavares, 12; Edimilson dos Santos Conceição, 15; José Maicom dos Santos Fragoso, 16; e Wedsom da Conceição, 24. Laudos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) comprovaram que os jovens foram mortos com disparos à curta distância, o que configura indícios de execução. Os policiais alegaram que reagiam a uma troca de tiros, porém a versão foi contestada pelos peritos que não constataram marcas de tiros em direção aos PMs.

Segundo familiares, nenhum jovem tinha envolvimento com atividades ilegais, sendo eles estudantes e trabalhadores, inclusive com vínculos a projetos sociais da cidade. Os jovens fazem parte das estatísticas de assassinatos do Estado: em 2008, mais de 900 pessoas morreram e em 2007 foram 1135, isso só para citar dados mais recentes.

O movimento é organizado pela AMME (Associação de Moradores do Morro do Estado), Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos (Cebraspo), DCE-UFF, Pré-Vestibular Popular do Morro do Estado, pelo Mandato do Vereador Renatinho e PSOL de Niterói.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário