terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Descaso com a Saúde da população é marca registrada do Governo Jorge Roberto da Silveira


Comprovando o descaso com a saúde em Niterói, o Secretário Municipal de Saúde, as Escolas de Medicina e de Enfermagem da UFF, de Fonoaudiologia da Unipli, os Bombeiros e o SAMU, convidados, não compareceram à Audiência Pública sobre o AVC (Acidente Vascular Cerebral) realizada ontem na Câmara Municipal de Niterói.


A Audiência presidida pelo Vereador Renatinho (PSol), presidente da Comissão dos Direitos Humanos da Câmara Municipal, de iniciativa do Dr. Daniel Chutorianscy, contou com a presença da representante da Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Niterói, da OAB, do CCOB, do presidente do PSOL, de participantes do GRUPO AVC PULANDO A CERCA , de pessoas acometidas pela doença, seus familiares e de vários moradores da cidade, curiosos por informações sobre o mal que mata 250 mil pessoas por ano no Brasil, e deixa um enorme contingente de pessoas com sequelas. Indignados com a ausência do representante do executivo e do presidente da Comissão de Saúde da Câmara,  Vereador Felipe Peixoto, os presentes em todas as suas intervenções declararam serem eles (os ausentes), os sequelados!

“Quando você não se dispõe sequer a discutir o problema, é porque não tem informação nem formação suficientes. Esse é o pior tipo de sequela: desinformação, descaso e medo de dizer que não sabe” , declarou o Dr. Daniel.

Denunciando a falta de trombolítico (medicamento indicado no primeiro socorro ao paciente), nas emergências e hospitais conveniados com o SUS, Dr. Daniel fez a demonstração de um teste para detectar se a pessoa é portadora de um AVC em andamento.

“Basta tentar sorrir, pronunciar a frase “Mamãe é justa”, e bater palmas com os braços no alto da cabeça. Se não conseguir, você está tendo um AVC!”

Nossa luta é para termos direito a informação, prevenção e tratamento. Nossa luta é dar visibilidade aos AVECERIZADOS, pessoas que passaram por um AVC. E, também, para que sejam criados Grupos de Apoio, por necessidade da saúde pública. Por exemplo, isso já acontece com Grupos de Diabéticos e Hipertensos, levando informação e prevenção à população.

Dr. Daniel solicitou que, mais uma vez, o Vereador Renatinho seja porta voz dessa luta, encaminhando Moção à ALERJ e ao Congresso Nacional, exigindo Campanhas Nacionais de informação e medidas preventivas; compra imediata dos medicamentos necessários para prevenção e tratamento em falta nos hospitais e clínicas conveniadas ao SUS, bem como a distribuição gratuita nas unidades de saúde e farmácias populares. A Moção foi aprovada por unanimidade dos presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário