domingo, 28 de fevereiro de 2010

FEIRA DE ARTESANATO E ANTIGUIDADES DA PÇ. GETÚLIO VARGAS ESTÁ AMEAÇADA DE EXTINÇÃO















A tradicional Feira de Artesanato e Antiguidades da praça Getúlio Vargas (Icaraí) está sendo ameaçada pela Prefeitura de extinção. Há cerca de uma semana fiscais da Prefeitura de Niterói estiveram no local e paralisaram de forma truculenta o show de um cantor que costuma se apresentar na praça. No último domingo (28/02) assessores do Mandato do Ver. Renatinho (PSOL) estiveram no espaço para averiguar os fatos e prestar solidariedade à manifestação cultural, realizada há mais de 20 anos no logradouro.
O argumento dos trabalhadores é de que além de ocuparem o espaço há muito tempo, possuem documentos que comprovam, inclusive publicações em Diário Oficial, o caráter cultural e a legalidade da existência da Feira de Artesanato e Antiguidades. Os autônomos foram comunicados do embargo da Feira através de documento oficial e orientados a procurar a Secretaria de Urbanismo.
Muitos moradores se manifestaram a favor da Feira, justificando o seu caráter lúdico e de sociabilidade, inclusive sendo as apresentações musicais uma verdadeira terapia para os idosos e deficientes que freqüentam a praça. Alguns freqüentadores recordaram o projeto da última gestão de transformar a área em um estacionamento subterrâneo. Com mobilização popular e o apoio do Ver. Renatinho e movimentos sociais, a proposta de acabar com a última área verde da Praia de Icaraí foi sustada.
Uma das vendedoras que mais lamentam a intervenção da Prefeitura é a vendedora de quitutes Maria das Dores: “sempre trabalhamos aqui e contamos com o apoio da população. A nossa feira já é uma tradição da cidade. O que está em questão é o nosso direito de trabalhar e sobreviver”, afirmou a trabalhadora.
O Vereador Renatinho, também um trabalhador autônomo e que já sofreu o mesmo tipo de incompreensão do Poder Público, defende a permanência da Feira e declarou apoio irrestrito aos artistas e vendedores da Feira: “Mais uma vez a Prefeitura de Niterói demonstra de que lado está. Sempre contra os trabalhadores. O nosso mandato é contra esse absurdo e vai lutar até o fim pelo direito desses chefes de família trabalharem no local”, declarou Renatinho.
O Mandato do Ver. Renatinho pretende organizar um ato na praça Getúlio Vargas em apoio à causa no próximo domingo (07/03), às 10:00, com o apoio de entidades da sociedade civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário