sexta-feira, 25 de maio de 2012

Apoio à Greve dos professores e dos estudantes da UFF


Nesta semana foi deflagrada a greve dos professores das universidades federais brasileiras. Os dados dão conta que até o momento 44 universidades já estão paralisadas. As principais reivindicações do movimento tem relação com o plano de carreira, as condições de trabalho e ensino e a qualidade das Universidades. Por sua vez, em várias universidades os estudantes tem apoiado com assembléias e manifestações massivas a greve dos discentes. Embora isso pareça novidade, participamos da assembléia dos professores e da manifestação de rua da greve e ouvimos muitos estudantes defender a greve por que compreendem que é uma luta em defesa de toda a universidade.

Finalmente, os estudantes além de apoiar a greve, realizaram umas grande assembléia e decidiram deflagrar greve também. Suas pautas se arrastam desde a ocupação da Reitoria da UFF em Icaraí, como moradia, fim dos cursos pagos, mais bolsas e reajuste nos seus valores e contratação de mais professores.

Já recebemos a boa notícia de que o SINTUFF também deverá entrar em greve na próxima semana para fortalecer a luta da educação superior.

Apoiamos irrestritamente esse movimento, pois está questionando uma distorção histórica num país onde a educação nunca foi prioridade. A presidenta Dilma cortou só nestes dois últimos anos cerca de 4 bilhões da educação e isto tem reflexos diretos na situação das universidades. Além do que os jovens professores e estudantes que são a ponta de lança dessa greve estão cansados de governos que encarem a educação com total desleixo, ao mesmo tempo em que assistimos vários escândalos de corrupção.

Apoio total à greve na UFF e nas demais universidades! Educação tem que ser prioridade!



Nenhum comentário:

Postar um comentário